Que em 2021 (e sempre) a ciência prevaleça

Deixamos para trás um ano conturbado, para dizer o mínimo. Novos hábitos, novas soluções para novos problemas, novas informações para novas condutas. Mas uma onda que se iniciou há não muito tempo se agravou de forma preocupante: a desinformação.

A produção e propagação de “Fake News” por falta de conhecimento ou até por má índole ganhou proporções alarmantes durante a pandemia. Meu recado para esse ano que se inicia é: NÃO PROPAGUE INFORMAÇÕES DUVIDOSAS. Cheque, confira a fonte, veja se o currículo do “especialista” é condizente com a informação divulgada. Na dúvida, não repasse. Parece um hábito inocente, mas está longe disso. Desinformação mata. Pseudociência mata. Induzir uma população a questionar o que é comprovado mata. Medicamentos e tratamentos, sem a devida, comprovação matam.

Ciência exige método, método leva tempo e, principalmente, compromisso com os critérios. Não acredite em quem divulga críticas ou soluções sem conhecer a fundo os métodos envolvidos na produção científica.

Quem repassa informação falsa também é responsável. Por mais que essa informação seja posteriormente desmentida, o estrago já pode ter sido feito. Seja cauteloso com a informação que você escolheu divulgar. E, como uma última súplica, não deposite sua confiança irrestrita em quem nunca fez nada para merecê-la.
Que 2021 venha com muita saúde, lucidez e ciência de verdade.

Dr. Márcio Buffoni D’Ávila e Silva
Cirurgião-Dentista – CROSP 94206
Especialista em Dentística Estética Restauradora
Especialista, Mestre e Doutorando em Implantodontia
Professor de cursos de pós-graduação nas áreas de Reabilitação Oral Estética e Implantodontia
(19) 3608-3102
[email protected]
Facebook: Márcio D’Ávila
Instagram: marcio_davila