Campanha de Natal da Sicredi União PR/SP arrecada 51 toneladas de donativos

Campanha de Natal da Sicredi União PR/SP arrecada 51 toneladas de donativos

Quantidade se refere às cidades das regiões Centro e Leste Paulista que participaram da Árvore Solidária, que irá beneficiar entidades assistenciais e famílias carentes. Apenas a agência de Mogi Guaçu/SP angariou 13.000 kg

Com o foco no combate a fome, a campanha ‘Árvore Solidária’, uma das principais iniciativas da Sicredi União PR/SP, arrecadou 51 toneladas de alimentos que ajudarão entidades assistenciais e famílias carentes presentes nos municípios das regiões Centro (19,4 ton.) e Centro Leste Paulista (31,5 ton.) durante a mobilização de 2020.

Pelo 10º ano, a instituição financeira cooperativa realiza a ação no período natalino e vai ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), Pacto Global (Global Compact) da Organização das Nações Unidas (ONU) ao qual é signatária.

E como em anos anteriores, Mogi Guaçu (SP) teve a agência com maior destaque em arrecadação nas regiões Centro e Centro Leste Paulista pelo 4º ano consecutivo. Foram 13 toneladas de alimentos angariados no período da campanha e que foram destinados a 21 entidades assistenciais do município.

Em 2019, a mobilização de colaboradores da agência alcançou 15 toneladas, mesma quantidade do ano anterior e 3.000 kg a mais que em 2017, quando angariou 12 toneladas.

Na cidade, a cerimônia de entrega ocorreu na manhã de segunda-feira (14), na agência localizada à Praça Antonio Giovani Lanzi, 109 – Capela, com a presença do gerente de Desenvolvimento Regional Júlio Cesar Donizete de Alcântara, do conselheiro administrativo Cláudio Miranda Leal, da coordenadora de Núcleo Odete Barata, além do com o gerente geral Gilberto Carlos do Amaral, da gerente Administrativo Mariana Feliciano e todos os colaboradores.

Já na cidade vizinha de Mogi Mirim, a agência Sicredi arrecadou 1.820 kg de alimentos, que foram distribuídos a 16 entidades do município.

Em São João da Boa Vista, as três agências – Mantiqueira, Unimed e Centro – arrecadaram, juntas, em torno de 2.200 kg de donativos, sendo a maior parte em alimentos, mas também brinquedos, entre outros produtos. Separadamente, apenas a agência Mantiqueira arrecadou cerca 1.200 kg. O restante foi angariado nas outras duas unidades.

Também vizinha a São João, a agência de Aguaí recolheu mais 1,2 tonelada de alimentos. Por lá, as doações serão feitas em parceria com a paróquia Senhor Bom Jesus e mais de 50 famílias carentes da cidade serão beneficiadas.

Já em Caconde, a agência local angariou 1,3 tonelada de alimentos, a qual será destinada ao Lar da Criança e ao Caconde Comunitário, projeto de cunho privado e que direcionará os donativos a famílias necessitadas da cidade.

Em Estiva Gerbi, foram arrecadadas 60 cestas básicas de 20 kg cada, o que totalizou 1.200 kg. Além disso, a agência local conseguiu mais 60 panetones. O conteúdo arrecadado será destinado às famílias das crianças assistidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Rosa Mística e famílias carentes da cidade.

Itapira angariou 1.550 kg – agência Centro com 1.300 kg e a agência Itapira com 250 kg. No município, cinco entidades assistenciais receberão os donativos.

A Árvore Solidária em Espírito Santo do Pinhal arrecadou 1 tonelada de alimentos, que foram doados ao Centro Vicentinos e que já realiza trabalho em prol das famílias carentes.

Vargem Grande do Sul também conseguiu arrecadar 1 tonelada de alimentos, a qual foi doada na terça-feira (15) à Associação Setembro, que representa todas as outras entidades assistenciais do município e também atende famílias carentes.

A agência São José do Rio Pardo foi outra que arrecadou 1 tonelada de alimentos para serem doados a famílias da Rua do Curtume, além de 4 bicicletas e mais de 100 brinquedos.

Em Santo Antônio do Jardim, a agência angariou 1.200 kg e a entidade beneficiada foi o Hospital Francisco Rosas.

Itobi conseguiu 1.100 kg e atendera ao Lar São Vicente de Paulo, que abriga 40 idosos.

Divinolândia arrecadou 1 tonelada e atenderá duas entidades (Lar da Criança de Divinolândia, com 50 crianças, e o Solar das Magnólias, com 150 internos.

Tapiratiba conseguiu 800 kg que foram doados a três entidades: Apae, Lar Assistencial Osório de Faria, Hospital da cidade e também famílias carentes.

Santa Cruz das Palmeiras arrecadou 800 kg, os quais serão direcionados a 11 famílias carentes e hospital da cidade.

Casa Branca angariou 540 kg mais 160 latas de leite e duas 2 entidades: Abrigo de Idosos (40 asilados) e Amigos do Sopão, que atende 500 famílias.

Mococa e São Benedito das Areias arrecadaram 500 kg e 120 kg, respectivamente.

Por fim, a agência Águas da Prata arrecadou cerca de 200 kg de donativos, que serão destinados a duas entidades da cidade: Lar Nossa Senhora de Lourdes e Creche dos Idosos.

 

CENTRO PAULISTA

Já na regional Centro Paulista, Piracicaba foi a cidade que mais arrecadou, angariando 4.750 kg nas quatro agências espalhadas pela cidade e revertendo a maior parte para a Central Única das Favelas (Cufa).

Nos demais municípios da região com duas agências, Americana arrecadou mais 2.600 kg e Limeira, 1.545.

Em Rio Claro foi arrecadado 2.019 quilos que serão compartilhados por três entidades da cidade: Lar Betel, Asilo São Vicente de Paula e ONG Vida a Vila.

Leme recolheu outros 1.8 quilos de mantimentos e encaminhou tudo para o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc).

Araras coletou 1.100 kg e também dividiu entre três entidades: Associação de Amigos das Crianças de Araras (Amcra), Casa do Idoso São Judas Tadeu e Centro Espírita São João Batista.

A pequena Iracemápolis surpreendeu e atingiu as duas toneladas de arrecadação e tudo foi repassado para a Pastoral da Criança da cidade. Cordeirópolis arrecadou 1.067 kg e doou para a Ação Social Educativa da Paróquia Santo Antonio de Cordeirópolis (Acesac).

Nos demais municípios da região, Charqueada, com 300 kg repassou para Pastoral Auxílio Fraterno da paróquia Nossa Senhora do Rosário; Conchal (558 kg) para o asilo Casa de Repouso Cardoso; Engenheiro Coelho (160 kg) doou para famílias carentes da cidade, em parceria com a Igreja Quadrangular.

Em Ipeúna, os 650 kg arrecadados foram para famílias carentes atendidas pelo CRAS e Vicentinos; em Santa Bárbara d’Oeste (505 kg) a beneficiada foi a Rede Feminina de combate ao Câncer; e em Santa Gertrudes (418 kg) a entidade escolhida foi o Lar dos Velhinhos da cidade.

A CAMPANHA

Em 2020, a campanha Árvore Solidária recolheu e doou as toneladas de alimentos no Natal com a mobilização de 110 agências da Sicredi União PR/SP presentes nos municípios das quatro regiões de atuação da instituição financeira cooperativa – Norte e Noroeste do Paraná e Centro e Centro Leste Paulista.

O lançamento da campanha aconteceu com os colaboradores em 13 de novembro e neste ano teve como foco o combate a fome. Para tanto, a ação angariou gêneros alimentícios não perecíveis até o dia 11 de dezembro. Em seguida, as agências tiveram até o dia 18 para realizar as entregas às entidades beneficiadas.

Além da ‘Árvore Solidária’ compor o ambiente natalino das agências, contribuindo com a decoração do espaço ao se empilhar os mantimentos recebidos em forma de pinheiro, a ação contribui com dezenas de entidades assistenciais e filantrópicas envolvidas em causas sociais.

Dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a meta do Brasil, até 2030, é erradicar a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular as mais necessitadas e em situação de vulnerabilidade, incluindo crianças e idosos, produzir alimentos seguros, culturalmente adequados, saudáveis e suficientes durante todo o ano.

“Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável são compromissos dos ODS e a Sicredi, que é signatária desse movimento, se dispõem a contribuir com a construção de um mundo mais pacífico, justo e sustentável”, afirmou Rogério Machado, diretor executivo da Sicredi União PR/SP.

SOBRE O SICREDI

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

 

*Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

_________________________________________________________

Assessoria de Imprensa da Sicredi União PR/SP Centro Paulista e Centro Leste Paulista