MUHERES SE RECUPERAM MAIS RAPIDOS DO QUE OS HOMENS

É Comum acharmos que mulheres tem menor capacidade muscular do que os homens. Isso acontece, porque de maneira absoluta é visível. Só que de maneira relativa não tanto. Um excelente exemplo é o seguinte:

Imagina uma mulher que consegue fazer supino com 50kg (20kg de cada lado + a barra). Com certeza é uma mulher com uma força acima da média e é bem incomum. Um homem que faz supino com 50kg está na média (ou um pouco abaixo) e é totalmente comum. Só que pensa que essa mulher pesa 50kg e o homem pesa 80kg. Ela está fazendo um esforço de 100% do seu peso corporal e o homem está fazendo um esforço de 62,5% do seu peso corporal.Para equiparar este homem precisaria fazer supino com 70kg (35kg de cada lado + barra).


Essa diferença de força absoluta só acontece porque o corpo do homem já tem mais massa muscular naturalmente (mesmo um homem sendo sedentário). Mas isso não é fator determinante que a mulher seja menos capaz. E na realidade é muito pelo contrário.⁣

E como vimos neste estudo, a mulher após ser exposta a um teste (5 séries de 5 repetições máximas de supino reto), está completamente recuperada após 4 horas. Enquanto homens que foram expostos ao mesmo teste, demoraram 48h para se recuperar.⁣⁣

O motivo aparente, é que homens precisam de mais tempo para resintetizar o glicogênio muscular (combustível), devido a sua maior dependência do metabolismo anaeróbio quando comparado às mulheres. Ainda são necessárias mais análises para identificar os motivos exatos, porém já fica a dica de que mulheres suportam mais volume de treino e se recuperam mais rápido.