Drenagem linfática na gravidez

Fonte da foto: https://shambalaspa.com.br/massagem-gestantes/

A gravidez é um momento único na vida da mulher, o corpo se prepara para gerar uma vida. Porém, é também nesse período que ocorrem diversas mudanças fisiológicas e psicológicas que alteram a relação da mulher com o seu corpo. Entre as queixas mais comuns relatadas pelas gestantes está o edema (o famoso inchaço), principalmente nos membros inferiores.

A boa notícia é que dá para aliviar este sintoma com uma prática simples: fazendo drenagem linfática.

A drenagem linfática é uma técnica de massagem especializada representada por um conjunto de manobras que visam drenar o excesso de líquido acumulado no interstício celular, restaurando o equilíbrio e a capacidade de transporte no sistema linfático. No geral, é recomendado que as sessões tenham início a partir do terceiro mês de gestação.

 Os principais benefícios da drenagem linfática na gestação são:

– Reduz a retenção de líquidos durante a gravidez;
– Melhora a nutrição e oxigenação dos tecidos;
– Aumenta a imunidade dos tecidos;
– Promove relaxamento corporal;
– Alivia tensões e dores musculares;
– Reduz sintomas de enxaqueca e insônia;
– Diminui o risco de desenvolver varizes.

Apesar de todos os benefícios citados, existem alguns casos em que a drenagem é contraindicada, por isso é fundamental que a gestante passe por uma avaliação médica antes de iniciar esta técnica. Mulheres com gravidez de risco, hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda, infecções de pele e erupções cutâneas não são indicadas ao procedimento por apresentar maior risco de complicação.

É muito importante que as futuras mamães arranjem tempo, mesmo com a rotina corrida para cuidar do seu bem-estar e saúde. Cuide-se!

Caroline Caetano Pena

Fisioterapeuta
Mestre em Ciências
Programa de Pós- Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP- USP
Laboratório de Avaliação Funcional do Assoalho Pélvico – LAFA