Amamentação e os seus benefícios para o bebê

Fonte da foto: https://tudoela.com/faz-mal-amamentar-com-febre/

Um ato de amor que traz muitos benefícios

O aleitamento materno é  a alimentação mais completa e saudável para  o bebê. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta amamentação exclusiva pelo menos durante os primeiros seis meses de vida, seguidos por amamentação continuada e complementada adequadamente até no mínimo os dois anos de idade.

A amamentação traz benefícios para o bebê e para mãe. Bem como, protege o bebê de doenças, ajuda a fortalecer a imunidade, evita alergias, infecções, além de reduzir custos com o uso das fórmulas. Além disso, amamentar traz benefícios  físicos  percebidos nas crianças,  e fortalece vínculos, que favorecem aspectos emocionais na criança. Do mesmo modo, tendo um impacto importante sobre as taxas de morbidade e mortalidade. O leite materno protege contra infecções gastrointestinais e respiratórias, e está associado à menor incidência de doenças crônicas que surgem na infância, tais como diabetes, obesidade, doença celíaca e  algumas patologias infantis.

Muitos são os benefícios da amamentação, pesquisas mostram que crianças amamentadas são mais sociáveis, socialmente seguras e têm um maior desempenho em seu desenvolvimento.

As dificuldades da amamentação com a volta ao trabalho

Quando o tempo de licença acaba muitas mães ficam sem saber o quê fazer. Muitas são as dúvidas e inseguranças neste período. Que às vezes pode prejudicar a amamentação ou fazer com que a mãe desista de continuar amamentando.

Contudo, existem algumas dicas que podem auxiliar neste momento. Uma delas é procurar colocar o bebê em uma escola que tenha um projeto que apoie a amamentação. Pois nem todas as escolas compreendem a  importância deste momento. Mas algumas além de incentivar,  proporcionam um ambiente tranquilo e confortável para a amamentação. O leite materno também pode ser congelado e posteriormente dado na escola. Para isto, existem vários tipos de máquinas ou bombas de amamentação no mercado. Cabe fazer uma boa pesquisa ante de adquirir, pois algumas podem machucar os seios.

Fonte da foto: http://painel.programasaudeativa.com.br/materias/saude-da-mulher/semana-mundial-do-aleitamento-materno

Procure conhecer como pode ser realizada a retirada e armazenamento do leite em casa, para que este não seja contaminado e não perca suas propriedades. Veja se no seu local de trabalho, existe um local adequado para que você durante o dia possa retirar o  leite. E também guardá-lo. Pois assim você evita que ele empedre, ou haja vazamentos. Você pode começar a  estocar o leite até 15 dias antes do retorno ao trabalho.

E quando retornar ao trabalho uma dica é amamentar com frequência quando estiver em casa, ou seja, sempre que o bebê assim desejar, inclusive à noite. Converse com o pediatra e esclareça suas dúvidas. Amamentar nem sempre é fácil ou intuitivo, e pode gerar muitas dúvidas e inseguranças. Não vá atrás de mitos que dizem que o leite materno é fraco. Leia, pesquise, converse com mães que amamentam, procure grupos de amamentação nas redes sociais, e vídeos sobre o assunto. Para amamentar  é necessário preparação e informação. Procure ajuda se sentir dificuldades, pois ninguém nasce sabendo.

Curta esse momento com seu filho da melhor maneira possível, pois amamentar é um ato de amor!

Geana Krause

Esp. em Educação Infantil e Anos Iniciais
Esp. em Educação Especial e Inclusiva
Esp. em Psicopedagogia Institucional e Clínica e TGD
Esp. em Gestão e Tutoria EAD
Estudante de Jornalismo
Idealizadora do Projeto “Reflexões e Práticas”
Pedagoga , Pesquisadora e Colunista, Autora de diversos artigos na área da educação e livros de literatura infanto juvenil.

Atividades desenvolvidas: hora do conto , oficinas literárias, curso para professores (temas: ed. infantil, ludicidade, atividades criativas, matemática para crianças pequenas como criar jogos a partir de livros, educação especial e inclusiva, dificuldades de aprendizagem). E orientação para publicação de livros. Quer publicar um livro?

Entre em contato  (51) 985907730

 

Saiba mais sobre a autora:

lattes.cnpq.br/3252570124510058
jornalempoderado.com.br/author/geana-krause/
www.ojornalzinho.com.br/tag/geana/
pensarbemviverbem.com.br/author/geana/
krausegeana.wixsite.com/autorageana
www.linkedin.com/in/geana-krause-394379118/
www.facebook.com/escritorageanakrause/
instagram.com/geanakrause

 

 

Artigo anteriorNATAL SOLIDÁRIO DA ASSOCIAÇÃO LUCAS TAPI
Próximo artigoDia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito
Sou pedagoga, psicopedagoga e escritora, tenho diversas obras publicadas para o público adulto e infantil. Trabalho na rede municipal de Porto Alegre (RS) há doze anos. Também ministro cursos e palestras para professores. Visito escolas para realizar oficinas literárias e “hora do conto”. Atuo como professora de pós-graduação de cursos na área da Educação. Tenho especialização em Educação Infantil e séries iniciais e também uma pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva. Estou concluindo uma especialização em Gestão e Tutoria em EAD. Na literatura, além de escrever diferentes gêneros, faço assessoria como agente literária auxiliando pessoas que desejam ver suas histórias eternizadas em um livro. A Educação e Literatura são minhas grandes paixões, e em 2017 consegui reuni-las no projeto Reflexões e Práticas, do qual sou idealizadora e responsável pela organização. O primeiro volume do projeto foi publicado com o título: Reflexões e Práticas: Os desafios na área do saber (Editora Leia Livros). A coletânea teve como objetivo compartilhar ideias, reflexões e relatos, com base nas vivências dos profissionais em sala de aula, valorizar suas experiências nas mais diferentes áreas. “Reflexões e Práticas” procura aprimorar a experiências educativas, através de análises de conceitos didáticos e metodológicos. Teve seu segundo volume publicado em 2019, com o tema: “Os caminhos para a Inclusão Escolar” (Editora Darda). Agora, em 2020, o projeto segue com o tema “A educação em tempos de pandemia” e está recebendo textos de professores de todo o Brasil. Para mais informações de como participar do livro envie e-mail para: [email protected].