Você sabe comprar café?

0
337

Quando vai ao supermercado, você sabe como escolher um bom café?  Se sua resposta for não, vou lhe dar uma dica. Desde 1989, a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) tem o Selo de Pureza. E em 2014, lançou o Programa de Qualidade do Café (PQC), que monitora qualidade e pureza do produto em diferentes categorias: Cafés Gourmets (nota de 7,3 até 10); Café Superiores (nota de 6 até 7,2) e Cafés Tradicionais e Extrafortes (nota de 4,5 até 5,9 pontos).

 

Neste processo de avaliação, o foco é o café torrado do jeito que você encontra nas prateleiras. O PQC audita o processo de industrialização e o produto final. Os programas de certificação foram a forma encontrada pela ABIC para garantir a segurança alimentar e evitar adulterações. Antes deles, mais de 30% das marcas burlavam a legislação e ofereciam cafés com impurezas acima do limite de tolerância permitido. Atualmente, menos de 5% das marcas apresentam inconformidades.

O monitoramento das marcas associadas à ABIC é rigoroso. Por ano, são realizadas mais de 5 mil análises. As amostras são coletadas nos pontos de venda por auditores independentes, codificadas e analisadas em laboratórios credenciados, garantindo total isenção do processo. Os programas só certificam produtos que estejam de acordo com os parâmetros exigidos.

E você pode saber mais sobre o café que está comprando. Se ele tiver o selo ABIC, basta baixar o aplicativo ABICAFÉ nas plataformas Android e IOS. Na sequência é só escanear o código de barra do produto e verificar todas as informações disponíveis.

Lívia Andrade

Nosso Café Diário | Our Daily Coffee
Email: nossocafediario@gmail.com
Perfil de Instagram: @nossocafediario
Vocês me encontram: São Paulo (SP) – São Sebastião da Grama (SP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here