Fuja da Síndrome da Mãe Perfeita

Fonte da foto: agorasoumae.com.br/maternidade-real-e-bipolar-de-todo-dia/maternidade-real1/

Ainda   não inventaram um manual para ser mãe. De fato, se ele existisse, com certeza seria um dos livros mais vendidos. Mães de todas as idades, de toda condição social, sempre tem dúvidas quanto a maternidade. Mas o tempo passa e todas acabam achando um jeito todo especial e único de ser mãe. De uma forma ou de outra, as cobranças são muitas. A maternidade é cheia de altos e baixos. Mulheres acabam se culpando por estarem cansadas. Ou julgarem que às vezes precisam de ajuda.

 

Fonte da foto: grupoahora.net.br/conteudos/2019/05/11/maternidade-real/

Contudo, isto acontece sendo perfeitamente normal. Visto por alguns “fiscais” da maternidade alheia como uma fraqueza, algo que desabone as mulheres. Infelizmente o mundo em que vivemos, mães são vistas como símbolos de perfeição.  A maternidade ideal não existe. Ela é um mito restrito aos comerciais de margarina e instagrams de algumas celebridades.

Nem toda mulher nasceu para maternidade. Existem mulheres que sempre sonharam em ter filhos e outras que correm dessa experiência. Vamos falar a verdade, ninguém está preparada para o que vem depois de se ter um filho. E não há nada errado nisto!

Maternidade  Real

 As mulheres são bombardeadas por propaganda, matérias, conselhos que as deixam se sentido, inferiorizadas. Mães  embarcam nesta louca viagem em busca de uma  perfeição que não existe. Isto que estou relatando aconteceu comigo, com você e tantas outras, que cresceram neste mundo que coloca desde cedo uma sobrecarga sobre as mulheres.

Na verdade não existe mãe perfeita. Mãe erra, chora, se irrita. Não são sempre donas das verdades. Há aquelas que não sabem cozinhar, que não são boas no trabalho de casa, mas são excelentes em suas profissões. Outras que se dedicam a serem donas de casa. Tem  mães que têm dificuldade de ajudar seus filhos nos temas. Por falta de estudo ou paciência. Existem aquelas que demoram para  perceber que eles já não são mais um bebezinho, aparece que ainda não cortaram o cordão umbilical.

Se por um lado, a rotina já era desgastante, nesta época de pandemia tudo ficou ainda mais difícil. Mulheres se viram em dez, dando conta da casa, filhos e trabalho. Tendo que ser lindas, magras e eficientes, uma série de cobranças que se tornam um verdadeiro massacre. Nem sempre tendo alguém para dividir as tarefas ou desabafar. A carga é enorme e ser mãe não é fácil!

Toda Mãe precisa relaxar para não enlouquecer com a rotina

Tudo bem se você queimou o arroz, esqueceu a roupa na máquina e ela secou. Você é um ser humano, que erra e também cansa e precisa descansar.

Não se culpe se você deu um doce fora de hora para seu filho, para que pudesse tomar um café ou quem sabe comeu escondido aquele chocolate. Ficou mais tempo no banho só para relaxar.  A rotina é cansativa, e na  vida real os brinquedos vão se espalhar pela casa todos os dias. Você vai repetir mil vezes às mesmas coisas. A louça vai acumular ás vezes. É perfeitamente normal.

Por tanto, tudo pode esperar. Nem sempre as coisas vão sair como planejado. Não somos super mulheres e nem máquinas. Somos de carne e osso. Precisamos de um colo, carinho, um abraço e um brigadeiro uma vez ou outra. Então senta e respira, coloca os pés para cima.

Às vezes é preciso parar. O tempo passa num instante, e a melhor parte da maternidade é curtir os filhos, então passe um tempo com eles. Brinque, cante, assista um filme. Depois reserve um tempo para você, e não pense nos que outros vão dizer. Há pessoas que vão sempre criticar. Enfim, não existe fórmula mágica para ser mãe. Você é perfeita com todos os   seus defeitos. Porque todas as mães sempre tentam dar o máximo que podem para seus     filhos, na medida certa. Acredite mais em você. Mãe são seres estranhamente mágicos. Ninguém nasce preparada para ser mãe e a rotina será enlouquecedora, mas elas estarão lá sempre tentando fazer o seu melhor. Seja feliz, e leve a vida mais leve! Pode ter certeza você é uma ótima mãe!

Geana Krause

Escritora e Psicopedagoga
[email protected]