Os benefícios da música na vida das pessoas

0
454
Paulo Gardim - Os benefícios da música na vida das pessoas

Ouvir música traz muitos benefícios para o corpo e para a mente e garante mais ânimo.

 

Você conhece alguém que não goste de música? Há uma coisa que todas as pessoas concordam, ou pelo menos a maioria, a música torna a vida bem melhor. Escutar aquela música preferida em um momento triste ou difícil, já te garante mais ânimo, se você estiver alegre então, haja festa para celebrar a vida!

Se ouvindo música já lhe garante uma vida mais “colorida”, imagine estudar música, independente de qual instrumento ou modalidade musical os benefícios são imensuráveis. Dessa forma vou falar sobre alguns benefícios comprovados pela ciência.

Está estressado ou com aquela ansiedade inquietante? Que tal ouvir uma música clássica mais lenta, sugiro a “Canzonetta Sull’aria” do Mozart, ou “Watermark” da Enya, isso vai gerar um efeito calmante, muito melhor que tomar um remédio, que tal experimentar?

Não está dando conta de fazer seus exercícios físicos, então seria bom por seus fones de ouvido e curtir aquela música mais agitada, enquanto pratica sua atividade física, dessa forma você consegue melhorar sua resistência em até 15%, de acordo com pesquisas realizadas.

Já ouviu aquela famosa frase “quem canta seus males espanta”? Posso afirmar que isso é verdade, quantas vezes eu ia cansado e estressado para a aula de Canto Coral, mas era iniciar a aula e tudo ficava diferente, o sorriso no rosto e a leveza na alma era transcendente, mas se você é tímido sugiro cantar mesmo que seja no banheiro, mas faça isso com frequência, o resultado vai ser positivo.

Está com problemas de memória, então saiba que estudar música ajuda o cérebro a se desenvolver em várias áreas, estimulando novos caminhos e conexões e a memória é uma das melhoras mais significativas.

Essa vai para os pais, pesquisas mostram uma relação entre aprender a tocar um instrumento quando criança o ajudará a ser bem-sucedido na sua vida adulta, mas se não aprendeu quando criança, não tem problema, comece agora e seu QI pode aumentar em até sete pontos e nem é preciso tocar bem, basta apenas se dedicar em aprender.

Todos esses benefícios são aplicados nas aulas de música e percussão com as crianças da Mapear, sendo embasados na missão da ONG que é “despertar vocações, potenciais e habilidades, preparando as crianças e adolescentes para um convívio familiar harmonioso, formando cidadãos e cidadãs independentes e capazes de transformar sua realidade, com atitudes e iniciativas, em prol de uma vida e um mundo melhor e a música é um dos caminhos para que tudo isso seja conquistado”.

Por: Paulinho Gardin

Educador Musical da Mapear.

Músico multi-instrumentista formado em Percussão Sinfônica pelo Pólo do Conservatório de Tatuí, com experiência em Orquestras e Bandas, também é integrante do grupo musical infantil Pá-Tum-Pá.
Contato: 19 99399-2482

 

Para saber mais sobre a Mapear:

Endereço: Alameda José Fagiolo, 245- Bairro: Domingo de Syllos. Telefones: (19) 3680-0809 / 98975-3150.
Site: www.mapear.org.br

Redes Sociais:

Facebook: @ongmapear – https://www.facebook.com/ongmapear/
Instagram: @ongmapear – https://www.instagram.com/ongmapear/
Youtube: Mapear- https://www.youtube.com/channel/UCNQmijloptlMQ_cGNLyVMjA

Doações:

Banco do Brasil
Agência: 66-3 / Conta Corrente: 28.041-0
CNPJ: 21.795.959/0001-30 / Associação Mobilizando Amigos pelo Amor
Cadastre os seus cupons fiscais da Nota Fiscal Paulista e ajude a Mapear
https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login.aspx

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here