Ninguém segura esse bebê!

0
150
Fonte: https://www.bol.uol.com.br/listas/o-perigo-mora-em-casa-12-casos-de-acidentes-domesticos-com-bebes.htm

Mantenha a casa segura para as crianças

Quando um recém-nascido chega a casa os pais, eles ficam imaginando quando ele começará a engatinhar. Em poucos meses aquele bebê frágil começa a explorar um novo mundo. O que deixa os pais de cabelos em pé!

De repente a casa começa a parecer um local não tão seguro assim. E em todo lugar um perigo diferente, a espreita de um descuido dos pais. Os bebês por sua natureza são extremamente curiosos. E quando se dão conta que podem se movimentar por aí descobrindo um mundo de coisas novas, ninguém mais os seguram.

O cuidado com a segurança deve ser redobrado, pois eles mexem em tudo, colocam coisas na boca, nos ouvidos, metendo os dedinhos aonde não devem. A curiosidade natural das crianças faz parte de seu desenvolvimento.

Ao descobrir o espaço que as rodeiam, elas ampliam seu mundo. São texturas, cores, formas, objetos, plantas. Enfim uma infinidade de coisas para se descobrir. Mas devemos lembrar que a criança, mesmo um pouco maiores, não tem este senso do perigo bem desenvolvido. A ajuda dos pais para prevenir e orientar é fundamental. Reduzir os perigos de casa é o primeiro passo.

 Tomando algumas precauções simples, o perigo de acidentes com as crianças fica consideravelmente reduzido.

No pátio: verificar locais com potencial de riscos. Plantas venenosas, pedras soltas, buracos. E em quando seu bichinho de estimação não se adaptar ao bebê, tenha cuidado.

O quarto do bebê: tintas usadas para pintura das paredes não podem ser tóxicas, existem linhas próprias para quartos de bebê. Os móveis devem ter de preferência quinas arredondadas, caso não tenham existe no mercado, protetores específicos. Os brinquedos devem ser adequados à idade, não deve ter peças que se soltem que possam ser engolidas. Brinquedos falsificados podem conter tinta tóxica, evite comprá-los.

Melhor ter poucos brinquedos, mas que sejam seguros. Use protetor de tomadas. Ao   trocar as fraldas, esteja sempre com uma das mãos no bebê. Mesmo que você o troque na cama, só assim você evitará possíveis quedas.

O berço do bebê deve possuir grades próximas. A cama do bebê não deve ser um depósito. Somente o travesseiro e forros de cama devem ser utilizados nela. Kits de berços e brinquedos e pelúcias são lindos, mas podem ocasionar asfixia, quando o bebê estiver dormindo.

Demais partes da casa: sacolas e sacos plásticos devem ser guardados em local de difícil acesso, pois podem causar asfixia. Produtos de limpeza em armário fechado, ou onde a criança não possa alcançar, aumentam a segurança contra possíveis envenenamentos.

Fonte: https://delas.ig.com.br/filhos/2017-02-22/intoxicacao-criancas.html

Evite manter na área de serviço baldes cheios de água. Se for utilizar mantenha a criança longe, pois existe risco potencial de afogamento se ela cair dentro deles, pois os pequenos não possui o reflexo como um adulto.

Na cozinha, cuidado com facas, panelas quentes e o fogão. Esconda fios dos eletrodomésticos.

Fonte: http://www.gazetadepiracicaba.com.br/_conteudo/2020/01/canais/piracicaba_e_regiao/893166-acidentes-domesticos-com-criancas-aumentam.html

Verifique lugares que possam causar acidentes, com escadas, janelas, armários, gavetas, entre outros. Móveis pesados dever ser fixados na parede use grades e portões de proteção. Nunca deixe o seu bebê sozinho no chão sem supervisão. Se for necessário ir ao banheiro, atender a porta ou algo assim leve-o para um local seguro, no berço, carrinho ou chiqueirinho. Uma distração pode ocasionar um acidente, nesta fase em que tudo para o bebê chama atenção.

Uma dica para começar a deixar a casa segura é escolher um cômodo primeiro, pode ser a sala ou até o quarto do bebê. Comece por ele e organize de forma a ser a prova de acidentes. E depois vá ampliando para os demais cômodos.

Geana Krause
Escritora e Psicopedagoga
krausegeana@gmail.com
Siga no instagram: @geanakrause

Sobre Geana Krause

Escritora, Colunista, Pedagoga, Psicopedagoga , Especialista em Ed. Infantil e Anos Iniciais, Pós-graduada em Ed. Especial e Inclusiva

Atividades desenvolvidas: hora do conto , oficinas literárias, curso para professores (temas: ed. infantil, ludicidade, atividades criativas, matemática para crianças pequenas como criar jogos a partir de livros, educação especial e inclusiva, dificuldades de aprendizagem). E orientação para publicação de livros .

Quer publicar um livro?Entre em contato  (51) 985907730

Onde encontrar a escritora

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3252570124510058
Bloghttp://krausegeana.wixsite.com/autorageana
www.linkedin.com/in/geana-krause-394379118/
www.facebook.com/escritorageanakrause/
instagram.com/geanakrause

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here