Outubro Rosa

O outubro rosa foi criado no início da década de 1990 pela fundação Susan G. Komen for the Cure. Anualmente esse mês é celebrado com o intuito de compartilhar informações e promover conscientização sobre o câncer de mama (e mais recentemente o câncer de colo de útero), proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

 

O câncer de mama é o resultado da multiplicação desordenada das células da mama com potencial invasivo, que se dá a partir de alterações genéticas (hereditárias ou adquiridas). É o câncer que mais atinge as mulheres no Brasil e no mundo.

Cerca de 90% dos casos tem como principal manifestação da doença o aparecimento de nódulos (geralmente indolor), mas também outros sintomas podem se manifestar, como o aparecimento de pequenos nódulos na região das axilas ou pescoço, alteração no bico do seio, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama, portanto é importante saber que não há uma única causa. Sabe-se que manter o peso corporal adequado, praticar atividade física regularmente, evitar o consumo de bebidas alcóolicas e amamentar reduz o risco de câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 28% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.

Aproximadamente 95% das mulheres que descobrem o câncer de mama no início tem chance de cura. Portanto, olhe, palpe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer e identificar suas variações naturais e alterações suspeitas. Qualquer alteração suspeita procure seu médico ou a unidade de saúde mais próxima de você.
Quanto mais cedo o rastreio e o diagnóstico do câncer de mama, melhor o tratamento e qualidade de vida. Cuide-se!

Caroline Caetano Pena

Fisioterapeuta
Crefito-3/234036-F
Atendimento na clínica Siqueiramed (Rua Siqueira Campos, 318- Vila Pereira)