Alimentação e celulite

A celulite é uma inflamação crônica caracterizada por gordura aprisionada nos tecidos, dificultando a renovação celular. A inflamação reduz as atividades funcionais das células dos tecidos da pele, comprimindo alguns vasos, causando não apenas a celulite, como também a deposição de gordura em diversas células. Na nutrição existem alguns alimentos que podem ajudar a combater a inflamação, desintoxicação e melhorar a circulação sanguínea.

Alimentos fontes de gorduras boas ajudam a melhorar a circulação sanguínea e fortalecem a membrana celular, como castanhas, sementes, azeite, alguns peixes e abacate. Alguns destes alimentos possuem uma quantidade satisfatória de ômega-3, o qual otimiza a melhora da circulação sanguínea, como a castanha-do-pará, nozes, macadâmia, chia, linhaça, atum, sardinha, entre outros.
Usar temperos naturais nos alimentos como a canela, açafrão, cravo, noz-moscada, louro, pimenta chilli ou vermelha, orégano, salsa, alecrim, hortelã, alho e limão, pois possuem ação anti-inflamatórias e antioxidantes.

Preferir vegetais como brócolis, couve-flor, couve, couve de bruxelas, repolho, rúcula, folhas de mostarda e rabanete. Eles têm propriedades que estimulam a circulação sanguínea e linfática.
Consumir a quantidade ideal de água de acordo com a sua necessidade. A água ajuda na desintoxicação e evita a retenção de líquidos.


A ingestão diária de chás é bem-vinda. Chás como o chá-verde (originado da (Camellia sinensis) possuem poder diurético, ajudam no emagrecimento, além de promoverem uma potente ação anti-inflamatória.

As frutas vermelhas podem ajudar no fortalecimento dos vasos sanguíneos e linfáticos. E como qualquer fruta, são ótimas fontes de fibras alimentares, as quais reduzem a absorção de gorduras.

A participação da nutrição em conjunto com uma equipe multidisciplinar é essencial para o sucesso do tratamento da celulite, sendo um processo gradual, que requer constância, compromisso e força de vontade.