As Sussurradeiras, uma experiência de poesia e beleza

0
446

O grupo Sussurradeiras surgir em 2015 na Bahia, do encontro de um grupo de mulheres que se originou meu curso de pós-graduação em ludicidade e desenvolvimento criativo de pessoas. Desde então realiza performances com o objetivo de semear vivências lúdicas e criativas por onde passam, proporcionando leveza, beleza, alegria, poesia, brincadeiras. A sutileza e leveza poética de mulheres que  se enfeitam com adornos na cabeça, impunham seu sussurrador feito artesanalmente, com seu caderninho encantador, sua maleta mágica e sussurram poesias por aí.


“Nós entendemos os sussurros poéticos como uma experiência sensorial das mais valiosas, por isso, nosso objetivo é despertar em cada pessoa, por meio da vivência arte-poesia, uma escuta sensível, leve , amorosa. Além de trocarmos uma energia poderosa de afeto com quem estamos oferecendo um sussurro poético, sempre tenho a nítida sensação  de que somos transportadas para outras dimensões, outras memórias.” Coletivo Sussurradeira

A poesia estimula a imaginação , através da musicalidade e seu ritmo. Trabalha as emoções, e para os mais velhos pode proporcionar lembranças afetivas. Quando apresentada desde cedo, a poesia melhora a comunicação e expressão , tornando as crianças mais receptivas a conhecer outros gêneros literários.

As Sussurradeiras  buscam proporcionar momentos lúdicos de pura poesias, e assim contribuir para um cotidiano mais humanizado e poético. Sua origem foi inspirada no projeto Sussurrar e Encantar, desenvolvido por Marta Sampaio que realiza esse projeto, desde 2013, com as crianças da Escola Municipal Senhora Santana, em que visa sussurrar, falar baixinho, poemas de diversos poetas pelas ruas de Salvador, com sussurradores personalizados, feitos com tubos de papelão reciclados. Este projeto foi apresentado ao grupo em módulos do curso de especialização e recebeu influência do grupo teatral francês Les Souffleurs (Os sopradores).

Apesar das influências, o grupo tem um jeito próprio de atuar, com figurino colorido encanta o público de todas as idades. E traz  beleza e sutileza à nossa cultura. As Sussurradeiras transmitem poesia não apenas no sussurrar, mas nas roupas e  adornos. A experiência lúdica é uma troca entre quem ouve e quem sussurra, uma conversa entre silêncios e sussurros, que desperta a sensibilidade.

”Nós entendemos os sussurros poéticos como uma experiência sensorial das mais valiosas. Por nosso objetivo é despertar em cada pessoa, por meio da vivência arte-poética, uma escuta sensível, leve e amorosa.” detacao Coletivo Sussurradeira.

O grupo pode ser contratado e faz apresentações para empresas e pessoas físicas. Participam de eventos beneficentes gratuitamente bem como podem ser encontradas em praças e outros lugares públicos em Salvador e outros municípios da Bahia.

Conheça mais sobre o projeto (clique aqui): 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here