Os benefícios de conviver com os avós

Fonte da foto: https://www.telavita.com.br/blog/relacao-entre-avos-e-netos/

Crianças que convivem com os avós acabam tendo mais influências positivas ou negativas? Qual é o impacto de ter contato com os avós na infância?

Para os pais esses são alguns questionamentos que às vezes surgi.

O que se sabe é que todas as crianças que experimentam ter a presença dos avós em suas vidas, podem aprender com a sabedoria que a maturidade deles proporciona. A criança aprender o tempo todo e principalmente com a convivência, ao observar outro. E quando pais e avós trabalham juntos, as crianças são sempre as mais beneficiadas.

Avós são chamados de “pais em dobro” ou “pais com açúcar” por um motivo muito simples, o excesso de amor que eles sentem pelos netos. Alguns dizem que ser avó é ter a oportunidade de fazer tudo diferente, e com mais tempo livre, sem toda aquela carga de preocupações de quando exerciam o papel de pais, sobra espaço para participar mais ativamente da vida dos netos.

Fonte da foto: https://paineira.usp.br/aun/index.php/2019/02/11/internet-pode-estreitar-relacao-entre-avos-e-netos/

O contato constante com os avós têm efeito positivo tanto na vida das crianças, quanto na dos avós, é uma troca que só tende a  trazer benefícios, quando há amor, carinho,  cumplicidade e respeito.

Cabe ressaltar que avós vêm para somar na criação dos netos. E que não entrar em disputas. Os pais têm seus  direitos e deveres, e devem ser respeitados nas suas decisões. Mas ouvir um conselho de alguém mais experiente sempre é bom.

Incentivar o vínculo entre netos e os avós só trará benefícios, mesmo quando estes  moram longe. Estudos  apontam que crianças que tiveram convívio com os avós são mais bondosas, generosas e com menores taxas de ansiedade e depressão no futuro. O que também aumenta o desempenho escolar, a autoestima, a inteligência emocional.

Esta relação também traz ganho aos avós que se sentem úteis, participando mais da vida dos netos. Eles se sentem melhor emocionalmente o que reflete diretamente na saúde, diminuindo a ansiedade e depressão. Avós que cuidam diretamente dos netos têm um risco reduzido de sofrer Alzheimer e outros distúrbios cognitivos.

A constatação é de uma pesquisa feita pela “Women’s Health Aging Project”, na Austrália, que aplicou três testes diferentes para medir as habilidades cognitivas de 186 mulheres entre 57 e 68 anos de idade. Delas, 120 eram avós. Segundo este estudo, o fato de cuidar dos netos dá aos mais velhos uma sensação de significado, identidade e finalidade, especialmente quando eles já deixaram de trabalhar.

Para os netos, qual é a influência da proximidade dos avós?

Poderíamos listar como principais vantagens: transmitem habilidades práticas e de conhecimento da vida,  espiritualidade, respeito, valores,  responsabilidade, tolerância, empatia identidade familiar, tranquilidade, fortalecimento da autoestima, entre tanto outros.

A relação entre avós e netos traz benefícios para todos e deve ser estimulada. O que trará  troca de experiências  enriquecedora para a criança, que futuramente terá lembranças positivas da sua infância.

Ter a presença dos avós é ter carinho que nunca acaba, um amor que fica para toda a vida.

Geana Krause
Escritora e Psicopedagoga
[email protected]
Siga no instagram: @geanakrause

 

Sobre Geana Krause

Escritora, Colunista, Pedagoga, Psicopedagoga , Especialista em Ed. Infantil e Anos Iniciais, Pós-graduada em Ed. Especial e Inclusiva

Atividades desenvolvidas: hora do conto , oficinas literárias, curso para professores (temas: ed. infantil, ludicidade, atividades criativas, matemática para crianças pequenas como criar jogos a partir de livros, educação especial e inclusiva, dificuldades de aprendizagem). E orientação para publicação de livros .

Quer publicar um livro? Entre em contato  (51) 985907730

Onde encontrar a autora

Blog: http://krausegeana.wixsite.com/autorageana
Linkend: www.linkedin.com/in/geana-krause-394379118/
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3252570124510058