Vitamina C

A vitamina C é um nutriente importante para nosso organismo, especialmente por exercer potente efeito antioxidante e imunomodulador (ajuda a manter o sistema imune), reduzindo o risco de diversas doenças como as cardiovasculares, câncer e problemas nas articulações. Além disso, esta vitamina pode ajudar na cicatrização dos tecidos e crescimento dos ossos, melhora a absorção de ferro e a síntese de colágeno, aumenta a absorção de ferro e vitamina B12. Em relação aos praticantes de exercício físico e atletas, a vitamina C pode estar relacionada a melhora da performance e na recuperação pós-exercício.

Apesar de existirem vários suplementos de vitamina C, na maioria das vezes eles são desnecessários, pois é possível obtê-la facilmente na alimentação. A ingestão diária recomendada é entre 75mg a 90mg. A acerola, em 100g, possui aproximadamente 1500mg de vitamina C, o caju 250mg, o pimentão cerca de 200mg, a mexerica 100mg, a laranja cerce de 40mg. Logo, o consumo de 1 acerola (cerca de 10g) você já alcança a quantidade de vitamina C diária necessária. Apenas ressaltando que a meia-vida desta vitamina é curta. Por exemplo, ao fazer um suco a quantidade da vitamina é reduzida pela metade depois de 70 minutos, aproximadamente.

O maior problema desta vitamina pode ser o consumo excessivo pois é comum ver pessoas se automedicarem com este nutriente. Uma quantidade excessiva pode aumentar o estresse nas células, diminuir a biodisponibilidade do cobre, causar diarreia, provocar calculo renal em indivíduos pré-dispostos e até mesmo alterar alguns exames de sangue. É importante ressaltar que atletas necessitam de uma quantidade maior de vitamina C, o que poderia justificar a sua suplementação.

Portanto a melhor maneira de manter o consumo ideal de vitamina C é manter um cardápio variado e manter ingestão diária de frutas, verduras e legumes que contenham a vitamina. Sempre procure um nutricionista para adequar seu cardápio de acordo com suas necessidades. Um grande abraço!