As especialidades da Odontologia: Dentística

Hoje começaremos uma série voltada ao entendimento das diversas especialidades dentro da Odontologia. Assim como na Medicina, diferentes especialidades permitem que o atendimento seja especializado e direcionado para a área de necessidade do paciente.
A primeira especialidade que discutiremos é a Dentística, ou Dentística Restauradora. Essa especialidade abrange os conceitos de cariologia, executando o diagnóstico e a restauração dos dentes cariados, através da utilização de técnicas e materiais apropriados. Além disso, é a área responsável pela restauração de dentes trincados ou fraturados, com alterações de forma, cor e rugosidade de superfície.

Ainda no campo de atuação do especialista em Dentística estão as modificações estéticas e funcionais através de materiais restauradores. Como exemplos principais podemos citar as cerâmicas, ou porcelanas odontológicas, e a resina composta. Com esses materiais é possível alterar dentes com formato indesejado de forma estética, além da possibilidade de modificar a cor de dentes excessivamente escuros. Uma situação comum atualmente é a realização de facetas cerâmicas finas, ou popularmente conhecidas como “lentes de contato” em dentes com formato ou cor inadequados.

A Dentística pode ser considerada como um aprofundamento da clínica geral, já que restaurações de dentes cariados ou fraturados estão entre os tratamentos mais realizados em toda a Odontologia. O clareamento dental também está entre os procedimentos englobados na área de atuação desta especialidade.

Nas próximas colunas conversaremos sobre outras especialidades para que você possa buscar seu tratamento de forma mais direcionada.
Até a próxima!