A ansiedade e a boca

Em tempos de uma situação totalmente atípica, fatores como a necessidade de distanciamento social, a interrupção da rotina, novos problemas e preocupações podem levar a um aumento na ansiedade em todos nós.

Episódios como esse que vivemos durante esse ano são gatilhos poderosos para crises de ansiedade e mudanças comportamentais que nos levam a adquirir novos hábitos, principalmente prejudiciais à nossa saúde. Aumento dos níveis de stress e a qualidade do sono prejudicada podem levar ao aparecimento ou agravamento do hábito involuntário de apertar ranger dentes, conhecido como Bruxismo, tanto durante o sono quanto em episódios durante o dia (Bruxismo em vigília).

Para isso, é necessário que o paciente fique atento a esse hábito, já que suas consequências para os dentes e outras estruturas podem ser trágicas. Para pacientes que apresentam o hábito durante a noite, agir na qualidade do sono é essencial. Além disso, o uso das placas protetoras pode ser avaliado e indicado pelo seu Cirurgião-dentista como ferramenta auxiliar no tratamento.

Se o problema existe durante o dia, a saída é a autoconscientização e percepção de que o hábito existe, e lembretes constantes podem ser utilizados para que o paciente perceba que está apertando e interrompa o ato, desencostando os dentes. Aplicativos para celular têm se mostrado eficazes nessa função (procure pelo App “Desencoste”).
Abaixo seguem os QR codes para baixar o aplicativo gratuitamente, para iOS e Android.
Até a próxima!

Desencoste APP Store
Desencoste Android