A história da programação

A história da programação

A trajetória toda começa em 1842, com uma mulher chamada Ada Lovelace, a primeira a criar um algoritmo que funciona em uma máquina, conhecida como Máquina analítica de Charles Babbage, por ter sido projetada pelo cientista, matemático, filósofo, engenheiro mecânico e inventor inglês Charles Babbage. Antes disso, existia um tear mecânico que, a partir de furos em um cartão, realizava desenhos em tecidos. Essa invenção foi de Joseph-Marie Jacquard.

 

Na década de 1940, o cenário mudou completamente com a chegada dos computadores elétricos. Inicialmente, as linguagens de programação foram utilizadas apenas para programar computadores e realizar coisas simples. Foram criadas linguagens em linhas de código, como a Assembly que, mais tarde, descobriu-se muito complexa e sujeita a erros. As décadas seguintes trouxeram soluções mais eficientes, como as linguagens FOTRAN, LISP e COBOL. Além disso, a criação da linguagem ALGOL trouxe muitas inovações, influenciando todas as posteriores, até os dias atuais. Com o tempo, essa linguagem foi ficando cada vez mais complexa, implicando na criação da linguagem PASCAL. Nos anos seguintes, houve muitas inovações nas linguagens de programação, de forma incrivelmente rápida. Em 1970, começaram a surgir linguagens que sãA o utilizadas até hoje, como a conhecida linguagem C.

A consolidação desse novo mundo começou em 1980, quando surgiu o C++, linguagem orientada a objetos. Nesse período, profissionais de diversos lugares trabalhavam para padronizar as linguagens ao redor do mundo, como um novo idioma que poderia ser entendido por todos que estudem programação. A década de 90 é conhecida por ter sido quando a internet surgiu, mas por trás disso tudo, há muitas linhas de código e muito esforço. Foi nessa época que surgiram Java, C#, PHP e Python, que são linguagens bem mais legíveis e consideradas de alto nível. A lista de onde essas linguagens estão presentes é infinita, mas podemos citar exemplos, como carros, computadores, celulares, drones, TVs, aviões, impressoras 3D, etc. Existem até mesmo torneios envolvendo a construção e programação de robôs, como a FLL, OBR, LARC, RoboCup, CBR, entre muitas outras.

Para 2020, a linguagem Python é a favorita e a número um em questão de legibilidade, além de poder ser utilizada para qualquer finalidade. A Super Genius está oferecendo para seus alunos um curso de Python de forma online, pois esta é a linguagem do futuro, a qual todas as crianças e jovens deveriam aprender. Gráficos mostram que, em 10 anos, estarão faltando mais de um milhão de programadores no mercado de trabalho. Isso ocorre porque a aprendizagem desse conteúdo não é suficientemente incentivada nas escolas. Por isso a SGM dá tanta importância a isso, que poderá dar aos seus alunos oportunidades imprescindíveis em um futuro próximo. Empresas como o Google utilizam o Python em suas criações.

 

Yasmin da Silva Almeida