TELHADOS e TELHAS (Parte 1) | Penna Arquitetura e Urbanismo

0
1281
TELHADOS e TELHAS (Parte 1) | Penna Arquitetura e Urbanismo


Fonte: https://casaeconstrucao.org/materiais/modelos-de-telhados/

Salve galera, tudo bom com vocês? Hoje eu vim falar sobre os modelos de TELHADOS. O telhado é uma das últimas etapas de uma construção, porém ele deve ser definido e planejado logo no início, na fase de projeto, para que a execução seja feita corretamente e se tenha um resultado final favorável. Além da sua importância estrutural, o telhado pode agregar estilo e personalidade ao projeto, revelando a arquitetura e a estética da casa.

 

TIPOS DE TELHADOS
Os tipos de telhados são classificados de acordo com os caimentos, ou “águas”, que têm a função de fazer a água escorrer.


Fonte: https://entendaantes.com.br/modelos-de-telhado-e-tipos-de-telhas/

O telhado de uma água, ou seja, que possui apenas uma face de escoamento, é o modelo mais simples e é muito utilizado em residências pequenas e edículas, por exemplo, além de também ser bastante utilizado em modelos de telhados embutidos. Trata-se de uma obra mais rápida, com custo mais acessível, já que exige menos estrutura de sustentação.


Fonte: https://br.pinterest.com/pin/311452130476701383/?lp=true e https://www.decorfacil.com/telhado-colonial/

O telhado de duas águas é um dos modelos mais utilizados, por ser relativamente fácil de ser construído. É indicado para casas um pouco maiores, onde há a necessidade de escoar a água dos dois lados. Não é ideal para ambientes de vento forte. As duas águas são divididas por uma linha central chamada de cumeeira.

Fonte: https://entendaantes.com.br/modelos-de-telhado-e-tipos-de-telhas/ e https://www.jornalcruzeiro.com.br/suplementos/casa-e-acabamento/casas-de-madeira-construcao-rapida-e-a-maior-vantagem/

Já os telhados de três ou mais águas são recomendados para casas maiores. O de três águas tem um formato triangular, sendo uma ótima opção para quem exige maior escoamento da água da chuva. Já o de quatro águas possui versatilidade e rápido escoamento de água, sendo, portanto, um modelo que se adequa facilmente em muitos formatos de casas.

 
Fonte: https://www.plantasdecasas.com/telhado-ou-platibanda/ e https://www.facebook.com/FcCasasEngenhariaresidencial/

 

Além disso, existem outros tipos de telhados, como os sobrepostos, o borboleta/invertido, o japonês/pagode, o curvo, entre outros.

Lembre-se que o que determina a inclinação mínima de cada telhado, é o tipo de telha que será utilizada. Então deve-se sempre ficar atento às indicações dos fabricantes para que o telhado não tenha refugo de água em chuvas fortes e tenha uma durabilidade maior.

Vale destacar ainda os Telhados Verdes. Ele é uma opção sustentável que tem como vantagem manter a temperatura interna da casa, absorvendo 90% mais calor que as telhas tradicionais. Além da beleza, ele melhora a qualidade do ar em seu entorno, melhora o isolamento acústico da edificação e tem maior retenção de água da chuva. Para a sua execução é sempre realizar um cálculo estrutural que preveja a carga da estrutura, do substrato, da vegetação e também da água da chuva acumulada. Apesar do investimento inicial ser alto, a relação custo benefício é compensador.


Fonte: https://www.tuacasa.com.br/telhado-verde/ e https://entendaantes.com.br/modelos-de-telhado-e-tipos-de-telhas/

 

Telhado aparente x telhado embutido
O telhado aparente é aquele que fica visível e tem os beirais projetados para fora da residência. Trata-se de um dos modelos de telhados mais comuns, usado nas casas tradicionais. Já os telhados embutidos são aqueles que ficam “escondidos” atrás de pequenas paredes no topo da casa, chamadas platibandas. Esses modelos são utilizados em projetos mais contemporâneos, em que o cliente deseja um visual clean.

Do ponto de vista estético e financeiro, a escolha entre casas com telhado embutido e telhado aparente é uma questão particular de cada projeto. Já quando falamos da questão técnica, com as telhas expostas o risco de rachaduras ou de quebra é maior, além da necessidade constante de manutenção.


Fonte: http://conteudo.123projetei.com/casa-com-platibanda-ou-telhado-aparente/

E aí? Gostaram? Vale lembrar que eu apenas citei alguns tipos de telhados, existem muitos outros. No próximo post continuarei falando sobre este tema, porém dando um foco maior às telhas. Ficou alguma dúvida até aqui? Deixe seus comentários aqui embaixo para mim. Muito obrigada, beijos e até a próxima!

Redes sociais:
https://www.facebook.com/pennaarq/
https://www.instagram.com/pennaarq/
https://www.youtube.com/c/PennaArquiteturaeUrbanismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here