Pão integral ou pão branco, qual escolher?

O pão integral difere do branco no tipo de farinha utilizada para sua fabricação. O pão integral, atualmente comercializado, contém farinha integral, da qual apresenta um maior teor de vitaminas, minerais e fibras, se comparadas à farinha branca. Há ainda outra opção, que é o pão integral com adição de grãos integrais como chia, aveia e linhaça, do qual seria uma melhor opção do que os pães anteriores.

O grande problema na hora de escolher o pão é que alguns deles não são integrais de verdade, pois possuem na composição mais farinha branca do que farinha integral. Na realidade, é substituída apenas uma parte da farinha branca pela integral. A desvantagem é que esse pão provavelmente terá maior quantidade de açúcar e gorduras hidrogenadas, das quais trazem malefícios à saúde.

Ao escolher um pão industrializado você sempre deve olhar a lista de ingrediente, da qual está em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o que apresenta maior porcentagem na composição do produto. Escolha o pão que possuir o primeiro ingrediente “farinha de trigo integral”. Em alguns casos, o segundo ou terceiro ingrediente é o açúcar, o que não é o ideal para uma alimentação saudável.

Muitas pessoas também estão preocupadas com o pão branco em relação à velocidade de absorção e digestão do carboidrato. Se analisar o pão branco ingerido isoladamente, ele possui uma digestão mais rápida, assim como sua absorção. Mas a partir do momento que na mesma refeição possua fontes proteicas (como carnes e ovos) e fontes de gorduras (castanhas, azeites, alguns grãos), essa análise deixa de fazer sentido, pois estes dois nutrientes letificam a digestão e absorção do carboidrato. Em muitos casos, o pão branco caseiro pode ser uma melhor opção do que o pão industrializado, desde que você faça uma refeição equilibrada.
Um Feliz Ano Novo a todos!!! Qualquer dúvida estou à disposição no e-mail: [email protected]. Abraços!