Tríplices Natalinas

Tríplices Natalinas

Épocas natalinas naturalmente nos levam a reflexões, sejam elas sobre o ano que passamos, planos para o próximo que está chegando, ou mesmo sobre os significados dos símbolos da época natalina.

Neste ano, estou nesta terceira categoria, na tentativa de entender um pouco mais das comemorações da vinda de Jesus, por conta do meu início nos estudos da Antroposofia.

Por causa disso, fiquei sugestionado a perceber 0 princípio da trimembração, um dos principais elementos de estudo desta Sofia, em relação a vários símbolos da nossa ocidental celebração natalina.

Segundo a antroposófica ciência espiritual, Cristo representa a descida da força espiritual e do amor para a Terra, força esta, que hoje está apenas no início de sua atuação.

O número três se encontra no presépio natalino, com Maria, José e Jesus formando o trio elementar da tradição cristã. Assim como a visita ao então Menino Jesus, feita por Melchior, rei da Pérsia, Gaspar, rei da Índia e Baltazar, rei da Arábia, os ‘três reis magos’ sacerdotes seguidores de Zaratustra.

A tríade também acontece no gesto do fortalecimento da fé, o símbolo da cruz, de Jesus em nosso corpo. Ele é o reconhecimento do sacrifício, da crucificação e da ressurreição de Cristo. O sinal é um reconhecimento do sacrifício de Jesus, da crucificação e da ressurreição. Também indica a aceitação incondicional de um Deus que é um e três ao mesmo tempo. Por isso, o sinal-da-cruz é sempre executado em nome de todos os integrantes da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

Assim como Maria, José e Jesus, a família atual está reduzida por várias questões a pai, mãe e um ou dois filhos. A imagem atual das ceias natalinas repletas de pessoas ao redor da mesa é uma total propaganda midiática, imaginária, porque, na real, as famílias foram se modificando e reduzindo ao longo das décadas, por isso, a imagem reflete muito mais como símbolo de fartura.

Depois de tanta filosofia, cabe a nós fazer do Natal um momento de harmonia e celebração a chegada de Jesus, que trouxe uma das lições mais belas a humanidade, a do Amor.

Desejo de que diante de tantos significados natalinos, cada um possa encontrar o seu, e fazer dele sua luz própria.

Feliz Natal!