6º Congresso Internacional Freeemind em Águas de Lindóia

Henrique com a professora Sanela Talić no 6º Congresso Internacional Freeemind em Águas de Lindóia

Nos dias 4 a 7 de dezembro na cidade de Águas de Lindóia ocorreu o 6º Congresso Internacional Freeemind realizado em parceria com a Sociedade Internacional de Profissionais da Prevenção e Tratamento de Uso de Substâncias – ISSUP, uma organização global, sem fins lucrativos, não-governamental para apoiar o desenvolvimento de uma rede profissional de prevenção e tratamento. Esta Sociedade serve como ponto focal para informações sobre prevenção e tratamento do uso de substâncias.

Hoje o Freemind já se tornou uma referencia internacional e já é considerado um dos maiores eventos sobre drogadição no mundo. O tema abordado neste ano foi: “Perder o futuro seria uma droga. Qual o impacto do álcool e do tabaco junto aos nossos filhos”?. Este tema tem como objetivo possibilitar uma reflexão sobre a grande tolerância existente frente às drogas lícitas e os danos que elas causam na sociedade, principalmente para nossos jovens.

A abertura do Congresso ocorreu com o Dr. Augusto Cury. Durante o evento houve a homenagem ao Padre Haroldo, falecido em 30 de novembro deste ano, com 100 anos de idade.  Dr. Augusto Cury juntamente com o padre Haroldo tomaram frente a esses eventos durante muitos anos, trabalhando com amor exigente, além de várias pessoas que foram ajudadas diretamente e indiretamente pelo padre.

Além das palestras houve vários cursos, destacando o curso internacional sobre “Como Desenvolver  Programas de Prevenção nas Escolas”, ministrados pelo Casal Matej Košir e Sanela Talić do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento “Utrip”, sediado na Eslovênia.

É muito importante para o Brasil figurar no mundo como um dos países que mais investem no trabalho de prevenção e tratamento da drogadição, mostrando assim que nossa sociedade está se organizando a ponto de cobrar politicas publicas para essa área. Nada acontece se nós como sociedade não fizermos nossa parte.