Alimentação do vegetarianismo estrito

No vegetarianismo estrito não há consumo nenhum de derivado animal na alimentação (laticínios, ovos, mel e qualquer produto que tenha tais derivados entre seus ingredientes, como gelatina e colágeno). É um tipo de alimentação que exige muita variedade de alimentos, e para quem pretende seguir esta linha deve saber que é importante entender que a fase de transição (retirada dos alimentos e inclusão de novos) pode demorar até anos.

Mas o que um vegetariano estrito pode comer? Existem vários grupos alimentares que devem fazer parte cotidianamente, como leguminosas (vários tipos de feijões, arroz, ervilhas, lentilhas e soja), verduras e legumes, cereais integrais (arroz, milho, quinoa, amaranto, trigo, entre outros), oleaginosas (castanhas), sementes (chia, gergelim, girassol, abóbora), frutas e temperos naturais. Dentre estes grupos, três são considerados essenciais: sementes, vegetais verdes-escuros e as leguminosas.

Uma ideia prática para manter os nutrientes em dia é você sempre montar os pratos com todos os grupos alimentares e não pensar no prato apenas como uma mistura de proteína, carboidrato e gordura. Isto inclui desde o café da manhã até a última refeição do dia.

Para pessoas que visam emagrecimento, essa seria uma ótima estratégia. É um tipo de alimentação em que há uma saciedade muito grande, pouco calórica e extremamente antioxidante e anti-inflamatória. E devido a essa alta quantidade de alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios naturais, a dieta pode ser ótima para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose, entre outras.

Em alguns casos, principalmente em atletas ou algum grupo específico, talvez haja necessidade de suplementação e/ou alimentos fortificados, mas para a grande maioria ela atende todos os objetivos de uma alimentação saudável. Para isso, deve haver aquela variedade já comentada anteriormente.

Para saber mais procure um profissional capacitado para equilibrar seu plano alimentar. Estou à disposição para mais informações. Um grande abraço!!!