Setembro é dedicado à conscientização

Este mês de setembro é marcado por datas importantes para a saúde, ao início de uma nova estação em nossas vidas, além da conscientização sobre um tema relevante: a exploração sexual e o tráfico de mulheres e crianças.

Por isso, O JornalZinho traz informações a você, leitor, que sempre nos acompanha, para que entenda melhor sobre cada um dos assuntos abordados.

Iniciamos com o ‘Setembro Dourado’, que foi criado para alertar profissionais da saúde, pais, educadores e sociedade sobre a importância de observar sinais e sintomas sugestivos do câncer infanto-juvenil (crianças e adolescentes entre 0 e 19 anos), considerado uma patologia rara que apresenta características distintas, contribuindo com a detecção e tratamento precoces.

O segundo assunto é sobre o ‘Setembro Amarelo’, referente à prevenção do suicídio. O movimento foi iniciado em 2015 e tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão, sendo uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. O tema já foi um tabu muito maior, mas ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda devido ao preconceito e à falta de informação.

Já o terceiro assunto é com relação ao ‘Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças’, que é lembrado em 23 de setembro. A data foi sancionada com o objetivo de mobilizar a sociedade para o engajamento com o tema. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o tráfico no Brasil atinge cerca de 2,5 milhões de vítimas, sendo a maioria mulheres e crianças vulneráveis.

E para finalizar, também em 23 de setembro acontece o início da primavera, que vai até 22 de dezembro. Esta estação antecede o verão e sucede o inverno, sendo caracterizada no Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, pelo desabrochar das flores, chuvas e pelo aquecimento da temperatura. Além disso, o clima é mais ameno, ou seja, não tão quente e nem tão frio.

O JornalZinho é distribuído, todo mês, com tiragem `Real´ de 7.500 exemplares em seis cidades: São José, Itobi, Caconde, Divinolândia, São Sebastião da Grama e Tapiratiba, para que toda a família fique antenada nos eventos realizados em Rio Pardo e na região.

Desejamos a você um excelente mês e com muita reflexão!