Alimentação na gestação

gestação

A gestação é um período em que há uma maior necessidade de todos os nutrientes básicos para a manutenção da nutrição e saúde materna, e garantia do adequado crescimento e desenvolvimento do feto, uma vez que sua única fonte de nutrientes é constituída pelas reservas nutricionais e pela ingestão alimentar da mãe, justificando a importância do estado nutricional adequado da mãe durante a gravidez.

O ácido fólico (vitamina B9) presente na couve, brócolis, amêndoas, lentilhas, aveia, na carne e outros, é fundamental principalmente nas 12 primeiras semanas de gestação, pois a sua necessidade aumenta em função da rápida divisão celular. Por isso, é fundamental também para o fechamento adequado do tubo neural do bebê.

Já a vitamina D é a aliada para aumentar a imunidade materna, formação óssea do bebê e ajuda a reduzir a possibilidade de pré-eclampsia, resistência à insulina e diabetes gestacional, parto prematuro e raquitismo. Por isto, é importante a gestante ficar atenta aos níveis de vitamina D. E uma maneira de melhorar esses níveis pode ser através da exposição solar e suplementação destas vitaminas.

O ferro é outro nutriente importante. Baixas concentrações podem aumentar o risco de baixo peso da criança no nascimento e ocasionar também uma anemia materna. Para manter a ingestão adequada, é interessante o consumo de carnes vermelhas e vegetais verdes escuros. Para otimizar a absorção, é interessante que na mesma refeição exista o consumo de alimentos fontes de vitamina C, como laranja, mexerica, limão, entre outros.

O ômega 3, ácido graxo essencial não produzido pelo nosso organismo, é importante para ajudar na formação cerebral e auxilia na prevenção de depressão pós-parto. Poucos alimentos possuem quantidades satisfatórias deste nutriente como chia, linhaça e nozes. Muitas vezes é necessária a suplementação. Para mais informações procure agendar uma consulta. Até o próximo mês!