Como é mesmo?

Quem navega sabe como é: de repente aparece um texto curto, mas inteligente, nem sempre expresso em linguagem aceitável. Entre deletar e lhe dar um trato, balança o nosso coração.

Aí vão uns exemplares dessa literatura concisa, experimentada, espirituosa e tratada.

Exame médico

Depois de acurada observação ao espelho, a distinta senhora decidiu-se: iria ao médico naquele mesmo dia. No caminho foi ensaiando seu discurso, que ficou assim de viva voz:

– Doutor, estou aqui porque notei com preocupação que meus cabelos estão secos e quebradiços; meus olhos sem brilho; minha pele rugosa e sem elasticidade; meus braços flácidos e minhas mãos encarquilhadas. O que é que o senhor acha disso tudo?

– Garanto-lhe que a senhora não tem problema algum de visão, resumiu o atento facultativo.

Com toda a certeza

Dois caçadores caminham pela floresta. Súbito, um deles vai ao chão, espumando e revirando os olhos, parecendo ter muita dificuldade em respirar. Seu companheiro, sem saber o que fazer, toma o celular e consegue comunicar-se com um serviço de emergência dos
guardas florestais.

– Seu guarda, estou aqui sozinho no meio do mato e meu amigo morreu.

– Morreu mesmo?

– Não tenho certeza absoluta, mas parece que sim!

– Mantenha a calma, meu senhor. A primeira coisa que deve fazer é ter certeza de que ele está morto…

Segue-se um pesado e longo silêncio, só quebrado pelo barulho de um estampido.

– Seu guarda, e agora, o que é que eu faço?

Elementar, meu caro

Depois de resolver o terrível problema do cão dos Baskervilles, o detetive Sherlock Holmes resolve convidar o inseparável amigo Dr. Watson para um programa incomum: acampar por breve período. Dirigem-se a um bosque relativamente próximo, armam a barraca, tomam uma refeição adequada à ocasião e consomem, com vagares, uma garrafa de bom vinho tinto.

Já dentro dos respectivos sacos de dormir, ainda conversam mais um pouquinho, até
caírem no sono. Algumas horas depois, Holmes acorda, acende o cachimbo e sacode o amigo:

– Watson, olhe para o céu estrelado. O que você deduz disso?

O médico, sabedor dos complicados processos de raciocínio do implacável decifrador de mistérios, resolve mostrar um pouco de erudição:

– Bem, astronomicamente, estimo que existam milhões de galáxias e potencialmente bilhões de planetas como a Terra. Astrologicamente posso assegurar que Saturno está em Câncer. É de supor-se, ainda, pela posição das estrelas no firmamento, que são três horas e poucos minutos da madrugada. Se você me der mais algum tempo de alinhar outras considerações,
chegarei a outras deduções com aceitável base lógica. Ou você já está satisfeito com que explanei até aqui?
(continua na próxima publicação)