Dimensionamento de ambientes #04: SALAS | Penna Arquitetura e Urbanismo

https://www.carrodemola.com.br/blog/10-objetos-decorativos-na-sala-de-estar/

Salve galera, tudo bom com vocês? Hoje vou voltar a falar sobre o dimensionamento dos ambientes. Chegou a vez de falar das SALAS. Nesse texto irei focar nas salas de TV e estar.

As salas podem ter várias funções diferentes, mas são sempre um lugar de destaque da casa. Geralmente elas são utilizadas para receber os amigos e é onde a família passa a maior parte do tempo reunida. Muitas vezes a sala de TV se torna a própria sala de estar, e, em alguns casos, ela está até integrada à sala de jantar. Por isso, ela deve ser agradável, aconchegante, confortável e muito bem planejada.

Deve-se levar em consideração que uma sala de TV precisa ser silenciosa, para que o barulho de fora não atrapalhe quem estiver assistindo algo, e para que o som da TV não interfira nos demais cômodos da casa. Por isso não é indicado que você monte sua sala de TV em um ambiente de passagem, sempre prefira uma sala isolada dos demais espaços.

Além disso, muitas pessoas passam horas e horas na sala de TV e, como atualmente as televisões proporcionam o acesso à internet, podemos concluir que esse tempo acabou aumentando ainda mais. Dessa forma, um desconforto causado na sala de TV, pode atingir significativamente o cotidiano de uma pessoa e, para manter a nossa saúde e promover o conforto no local, devemos utilizar as medidas corretas.

DIMENSÕES GERAIS

As definições do tamanho das salas devem acontecer na fase do projeto. Deve-se levar em conta qual o tamanho do terreno, qual o tamanho pretendido da casa, a quantidade de cômodos, entre outros. Para criar salas de TV confortáveis é indicada uma área mínima de 4 x 3 metros, com pé-direito de 2,60m (podendo inclusive criar um forro de gesso para embutir a iluminação).  Na realidade, caso a sua TV for muito grande, o ideal seria um ambiente ainda maior (irei explicar melhor quando falar especificamente sobre as TV’s).

– A porta de entrada deve ser maior do que as outras (80cm ou mais), já que geralmente é por ela que passarão os móveis e eletrodomésticos na mudança.

– O espaço de circulação é outro fator importante: o mínimo para uma boa movimentação é 60cm entre sofás, mesas de centro e estantes. Caso a sua sala seja muito estreita, e você não abra mão de ter uma mesa de centro, a distância mínima aceitável é de 40cm, o que dificultará a passagem de uma pessoa se a outra estiver sentada, por exemplo.

– Entre o braço do sofá e a parede, o ideal é deixar um espaço de 10cm, para ser colocada uma cortina, por exemplo. Caso tenha uma mesa lateral, deve ter esse espaço de 10cm somado à dimensão da mesa.

MÓVEIS E OBJETOS

Já que se trata de um ambiente muito utilizado, você deve investir em móveis de qualidade. Além disso, lembre-se que tão importante como a aparência, é a funcionalidade do local. É indicado que você meça a sua sala e todas as mobílias que pretende comprar, para que o ambiente fique confortável: nem muito apertado e nem muito vazio.

  • Sofá
https://universa.uol.com.br/listas/medidas-e-posicoes-corretas-dos-moveis-da-sala-de-tv-aumentam-o-conforto.htm?cmpid=copiaecola 
https://www.vivadecora.com.br/revista/sofa-retratil/

Os móveis da sala devem prezar pelo conforto, já que deve ser levado em conta que as pessoas geralmente pretendem passar horas neste ambiente. O principal móvel deste cômodo é o sofá. Na hora de comprar o seu, é importante que você opte pelos macios, bem estofados e de boa qualidade. Além disso, você deve saber decidir qual o tamanho certo para a sua sala. Uma dica é anotar a dimensão do móvel e usar uma fita adesiva para “desenhá-lo” no chão, delimitando o espaço em que ele ficará.

Para que o sofá da sua sala de TV seja confortável, cada assento deve ter pelo menos 50cm e o braço cerca de 20cm, ou seja, um sofá de 2 lugares deve ter no mínimo 1,40m e o de 3 lugares 1,90m. A profundidade é em média de 85 a 90cm. Vale lembrar que em salas de estar, é preferível apostar em móveis de assento mais curto que isso, já que com os sofás profundos fica mais difícil usar o encosto e colocar os pés no chão ao mesmo tempo. Se um mesmo cômodo exerce a função de sala de estar e de TV ao mesmo tempo, uma boa ideia é escolher um sofá expansível.

  • Televisão
https://www.decorfacil.com/salas-de-tv-pequenas/
https://nayarasartori.wordpress.com/tag/sala-de-tv/

Para não causar desconforto visual, nem futuros problemas à saúde, a televisão deve estar a uma altura e distância corretas.

A distância entre o espectador e o televisor varia de acordo com o número de polegadas (tamanho) da sua TV. Uma conta simples que pode ser feita é dividir o número de polegadas por 18, encontrando a média (em metros) da distância que o eletrônico deve estar do seu sofá. Você pode ainda multiplicar a distância entre seu sofá e o local onde irá ficar a TV por 18, encontrando a medida (em polegadas) da televisão ideal para ser colocada na sua sala. Veja o infográfico abaixo com as medidas mínimas e máximas e a distância média ideal.

https://www.essenciamoveis.com.br/blog/sala-de-tv-perfeita-medidas/

Já a altura que a sua TV será colocada é outra medida muito importante, pois se ela estiver muito baixa ou muito alta exigirá que o seu pescoço fique em posições não muito confortáveis, o que pode causar danos ao nosso corpo. Além disso, ao olharmos muito para cima, nossos olhos ficam muito abertos, o que aumenta as chances de se ter dores de cabeça e ressecamento de retina.

Portanto, o centro do aparelho deve estar sempre na altura dos olhos de quem está sentado, portanto isso depende da altura do seu sofá e da altura das pessoas que utilizam o ambiente. Porém, uma medida média seria de aproximadamente 1,20m entre o piso e o centro da televisão, se você optar por prendê-la na parede.

Uma ideia bem legal e funcional seria aproveitar a TV para 2 ambientes, assim você consegue assisti-la em outro cômodo, como na sala de jantar, por exemplo.

  • Móvel para a TV
https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Decoracao/Ambientes/Sala/Home-theater/noticia/2016/05/ideias-para-decorar-sala-de-tv.html
https://www.essenciamoveis.com.br/blog/sala-de-tv-perfeita-medidas/

Caso você opte por colocar a TV sobre um rack, a altura, deve ser de, geralmente, 50cm acima da altura do assento do sofá. Sua profundidade deve ser de 35 a 40cm e a largura vai depender do tamanho da TV, sempre deixando um espaço a mais além do tamanho dela. Pense que você precisará acomodar todos os seus eletroeletrônicos no móvel.

Outra opção muito utilizada é o painel de TV. Além da sua função principal, que é oferecer suporte para a televisão, ele também ajuda na decoração das paredes do ambiente. Você precisará de um painel que seja, pelo menos, 15 centímetros maior que a sua TV.  Se precisar de um espaço para os eletrônicos, deve optar por modelos que possuem prateleiras, nichos e gavetas, com aproximadamente 35cm de profundidade.

  • Mesa de centro e mesas laterais

 

http://www.blogjoiabergamo.com.br/escolhendo-a-mesa-de-centro-ideal-para-a-sua-sala/
https://www.vivadecora.com.br/foto/77462/sala-de-estar-com-mesa-lateral-de-madeira

A altura da mesa de centro não deve ultrapassar 55cm, pois, geralmente, ela tem objetos decorativos em cima e uma altura maior poderia atrapalhar a visão de quem está assistindo TV.

Lembre-se também que o ideal, como já comentei anteriormente, é deixar um espaço de 60cm entre um móvel e outro, para que seja possível uma circulação confortável.

Já a mesa lateral deve ser da altura do braço do sofá (ou no máximo 10cm a mais ou a menos). A distância entre a mesinha e o estofado não deve ser superior a 15cm, já que elas devem servir de apoio. Caso seu sofá não tenha braços, ou a mesa lateral esteja do lado de outro móvel, escolha 70cm como altura média.

  • Outros móveis
https://minhacasaminhacara.com.br/prateleira-atras-do-sofa/
https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Decoracao/Ambientes/Sala/Home-theater/noticia/2016/05/ideias-para-decorar-sala-de-tv.html2

Se você quiser deixar as paredes da sua sala ainda mais incríveis, pode investir em prateleiras na parede atrás do sofá, com 10 ou 15cm de profundidade. Elas podem ser utilizadas para apoiar quadros, objetos decorativos, lembranças de viagem, entre outros.

Na parede da TV, você pode ainda optar, se sua sala for espaçosa, por uma grande estante, que vai até o teto. Outra ótima opção são os nichos, também muito utilizados para colocar enfeites e vasos, por exemplo.

  • Acessórios
http://blog.encadreeposters.com.br/post/106783853586/inspira%C3%A7%C3%B5es-para-usar-tapetes-na-decora%C3%A7%C3%A3o
https://revista.icasei.com.br/casa-nova-decoracao-para-a-sala-de-apartamento/
https://www.topquadros.com.br/Composicao-de-Quadros-com-imagem-Escandinavas-2-Decoracao-de-Sala-ou-Quarto-Bruna-Malheiros

Alguns acessórios que podem estar presentes nas salas são as cortinas, tapetes e quadros. As cortinas devem ser instaladas a, aproximadamente, 7cm do topo da janela. Para ampliar o pé-direito da sua sala, é aconselhável que a cortina seja colocada do chão ao teto. Além disso, acrescente cerca de 15cm a mais da dimensão da janela. Os tapetes devem ter, no mínimo, a largura do seu sofá e eles devem ficar pelo menos 20cm embaixo dele. Já os quadros devem ser pendurados a uma altura mínima de 25cm acima do topo do assento do sofá.

VALE LEMBRAR

Muitas pessoas não sabem, mas assistir televisão no escuro pode causar danos à saúde. Todos já fizemos isso algumas vezes na vida, mas se isso virar algo rotineiro, pode se tornar um grave problema para sua visão. Dessa forma, ao projetar a iluminação de sua sala de TV, é recomendável que você escolha um tipo de luz mais amena (nem muito clara, e nem muito escura). Além disso, deve-se lembrar que nenhuma luz deve incidir diretamente sobre a televisão, pois prejudicaria a visibilidade da tela. Caso a sua televisão esteja localizada na frente da sua janela e não tenha como mudá-la de lugar, coloque uma cortina para bloquear os raios solares.

https://www.essenciamoveis.com.br/blog/sala-de-tv-perfeita-medidas/
http://mijura.com/iluminacao-na-sala-de-tv/iluminacao-ideal-para-sala-tv-blog-joli-saladetv-iluminacao-na-dicas-correta-led-tv/

Para finalizar, caso a sua sala seja muito pequena, aposte em espelhos e prefira tons mais neutros no geral, deixando as cores vivas para os acessórios. Além disso, opte pelas mesas laterais ao invés da de centro e utilize um painel para apoiar a televisão, ao invés de um rack. Uma outra opção interessante é optar pela sala integrada à cozinha ou, caso você tenha a oportunidade, a integre com uma varanda gourmet. Dessa forma você conseguirá ampliar seu espaço.

Enfim, pode-se concluir que para criar a sala de TV ou estar perfeita você deve seguir algumas regrinhas básicas, para que o seu ambiente se torne muito mais agradável, ergonômico, confortável e prático. Assim, para que você tenha bons resultados e uma melhor qualidade de vida, procure sempre unir a beleza com a funcionalidade. E aí, gostou? Ficou alguma dúvida? Escreva para mim nos comentários! Muito obrigada e até a próxima!