Retba, o lago cor de rosa

Situado no Senegal, mais precisamente ao norte da península de CapVert, a cerca de 30 km de Dakar, capital do Senegal, está o Lago Retba, que é um dos poucos do mundo que apresenta uma característica pouco comum.

Uma das características do lago Retba é sua alta concentração de sal e uma microalga que pode ser encontrada na sua água, que possibilita, assim, seu tom de cor de rosa.

São essas plantas que produzem um pigmento vermelho, que absorve a energia solar e cria, assim, mais energia e, consequentemente, fazendo a água ficar cor de rosa.

Outra grande característica, como já apontado, é a alta concentração de sal, semelhante à do Mar morto, fazendo com que os banhistas possam boiar em suas águas. Embora apresente alta concentração de sal semelhante ao Mar Morto, o que difere os dois são as microalgas submersas que o lago Retba apresenta.

Com uma profundidade de cerca de 3 metros, os senegaleses também utilizam este lago para extração de sal. Embora possa parecer uma tarefa fácil recolher o sal desta imensa lagoa, devido às altas concentrações de sal os senegaleses passam em todo o corpo manteiga de Karité, para evitar a exposição de sua pele em um ambiente altamente salínio. A “pesca” de sal consiste na principal atividade do lago, onde os trabalhadores atuam de 10 a 12 horas por dia raspando o fundo do lago. Logo após, o sal é levado às margens do lago e, em seguida, separado em montes. Cobrindo uma área de cerca de 3 quilômetros quadrados, além da extração de sal os moradores da região usam o lago para a pesca e preservam a
área.