Estilos de Decoração #04: CLÁSSICO | Penna Arquitetura e Urbanismo

Salve galera, tudo bom com vocês?
Hoje eu vim falar sobre o estilo de decoração CLÁSSICO.

O termo já fala por si só, o “clássico” é aquele que nunca sai de moda. Este estilo vem atravessando décadas e é sinônimo de requinte, sofisticação, beleza e elegância. Sua decoração é vistosa, onde a arquitetura, o mobiliário e os objetos decorativos apresentam rebuscamento e linhas cheias de detalhes. Os tetos, rodapés e paredes são muito trabalhados, ostentando ornamentações. A riqueza de detalhes presentes nesse tipo de decoração é um de seus destaques, já que se trata de uma decoração marcada pelo luxo e referências que remetem aos grandes palacetes reais. Assim, ao adentrar em um ambiente totalmente clássico, podemos sentir como se estivéssemos em uma outra época ou até mesmo em um outro país.

Utilizar este estilo na sua casa é uma ótima opção para embelezar os seus cômodos com charme e sofisticação, porém um ponto muito importante de ser lembrado, é que esse estilo de decoração é mais recomendado para decorar espaços amplos e com pé-direito alto, já que a mobília deve ser antiga e as peças robustas. Nos pequenos espaços o ideal seria dar apenas um toque clássico, para não sobrecarregar o ambiente, além de utilizar cores claras nas paredes e tetos para dar a sensação que o ambiente é mais amplo.



ORIGEM DO ESTILO CLÁSSICO

Esse estilo surgiu na antiguidade, no período grego e romano, onde a arquitetura tornava evidente a importância do rebuscamento e da riqueza de detalhes. Esse estilo inspirou construções memoráveis, como os gigantescos templos gregos e romanos e os palácios da nobreza europeia. Ele ganhou ainda mais evidência na época do Renascimento, quando seus traços e características inspiraram a construção de grandes palácios. Grandes exemplos de edificações clássicas são: o Partenon, na Grécia, e o Coliseu, em Roma. Porém, conforme o estilo foi se espalhando pelo continente europeu, ele foi tomando formas distintas de acordo com o lugar em que chegava.

Nos dias de hoje, a decoração clássica, geralmente, vem acompanhada de elementos modernos e contemporâneos, criando novos estilos: o clássico moderno e o clássico contemporâneo.

1. Materiais

Esse estilo abusa de materiais de alta qualidade, incluindo pedras como o mármore, que aparecem em bancadas de cozinhas, lavabos e banheiros, e madeiras especiais, como a cerejeira, o mogno e a nogueira. Os materiais devem ser nobres e, em termos de peças decorativas, deve-se utilizar cristais, porcelanas, prata, latão, candelabros, espelhos, molduras ornamentadas, lustres, itens dourados, arranjos florais, etc. Muitas vezes, os mesmos objetos são utilizados de forma duplicada para conseguir uma simetria harmoniosa e o toque de requinte marcante do estilo.

Agora, falando dos elementos têxteis, as cortinas são longas, feitas de seda ou veludo, com padrões lisos, florais ou listrados. Elas podem seguir os tons pasteis ou introduzir uma cor mais viva ao ambiente, sendo feitas na cor bordô ou verde-escuro, por exemplo. Geralmente estão penduradas em barras de bronze ou madeira esculpida. Já os tapetes têm uma importante função: receber bem os convidados. Dessa forma, eles devem ter sempre uma aparência marcante e serem espessos e convidativos, muitas vezes cobertos de padrões clássicos e com diversas cores. É muito comum também encontrá-los adornando as paredes com muita sofisticação e beleza.

Por falar em paredes, elas também podem ser forradas com papel de parede luxuoso, com tons pasteis, ou cobertas de obras de arte antigas com molduras elegantes. Também é possível aplicar o papel de parede na metade superior da parede, realizando uma espécie de divisória no meio, em gesso, e pintando a parte inferior. Além disso, o gesso também pode aparecer nos desenhos em relevo presentes no teto, muitas vezes pintados em tons de ouro e bronze.

2. Cores predominantes
Tradicionalmente esse estilo é composto por preto, azul-marinho, bordô e verde-escuro, combinados a elementos dourados, prateados, cor de ferrugem e rosa claro. Porém, atualmente, esse estilo de decoração não é usado integralmente nas residências, sendo combinado com o estilo moderno ou contemporâneo. Assim, são usadas cores mais neutras e claras, como branco, bege e diferentes tonalidades de castanho, dando sofisticação e leveza aos ambientes.

Mas, vale lembrar que, toda essa composição se torna muito mais especial quando possui elementos de decoração feitas em tons metálicos como o ouro, o prata e o bronze, que dão um charme todo especial ao ambiente. Por isso, aposte nesses tons para criar um ambiente mais iluminado e com visual nobre.

3. Mobiliário e objetos de decoração
Agora irei falar sobre objetos e móveis utilizados nos cômodos decorados no estilo clássico.
Todo o mobiliário é antigo ou então deseja parecer antigo, tendo sido reproduzidos precisamente com esse objetivo. Além de serem imponentes em tamanho, destacam-se ainda pela riqueza dos seus ornamentos, grande quantidade de detalhes trabalhados e tecidos vistosos. Dessa forma, é necessário escolher peças que sejam feitas com materiais de qualidade, já que o acabamento impecável é um detalhe primordial para uma composição clássica.

Os mobiliários deste estilo são, geralmente, em madeira escura e com detalhes dourados. Cadeiras, sofás e poltronas são sempre imponentes, elegantes e graciosos, ornamentados e estofados com luxo e requinte (destaque para o estofado capitonê, presente também nas cabeceiras das camas). Na maioria das vezes, as camas possuem quatro colunas, embelezadas ou não com um dossel ou mosquiteiros, feitos de tecidos esvoaçantes. Mesas e cadeiras possuem estruturas robustas e cheias de detalhes, com seus pés torneados e com curvas bem acentuadas. Há também a presença de muitos ornamentos nas colunas estruturais.

Uma característica bem marcante desse estio é a simetria, com objetos de decoração, e até mesmo móveis iguais, no mesmo ambiente. Como por exemplo um par de vasos, mesas de canto, poltronas e até a composição dos quadros, mesmo com diferentes molduras e cores.
As principais peças decorativas encontradas nos ambientes são: porcelanas, cristais, objetos dourados, objetos em prata ou bronze, molduras com rebuscados ornamentos, grandes espelhos, candelabros, arranjos florais, obras de arte com temas como retrato ou natureza morta, etc. São comuns nesse estilo, os lustres pendentes de cristal com muitos detalhes, muito brilho e até mesmo espelhados. Além disso, também estão presentes as penteadeiras, cristaleiras, carrinhos de chás, armários em tons escuros, cortinas luxuosas, entre outros.

4. Iluminação
A iluminação possui um destaque especial na decoração clássica. Ela deve ser suave e difusa, com preferência pelas lâmpadas amarelas (mais comuns nos tempos passados). Os lustres, feitos em metal ou cristais, devem ser imponentes e requintados, sendo estrategicamente posicionados nos ambientes (geralmente no centro). Além disso, arandelas, candelabros e abajures também são ótimas opções, já que dão um toque de classe ao projeto de iluminação. Você pode ainda optar por trazer ainda mais aconchego utilizando velas, que podem ser colocadas em castiçais de mesa.

Fonte: http://entendaantes.com.br/decoracao-classica-estilo-classico/
Por fim, vale lembrar que se você pretende adotar a decoração clássica é preciso ter muito cuidado para não cometer excessos. Ele é conhecido como um estilo que valoriza o rebuscamento e a grande quantidade de detalhes, porém, atualmente, ele encontra-se mesclado com peças de outros estilos, como o moderno e o contemporâneo, gerando um excelente resultado.

Como eu disse no início, um dos grandes erros cometidos por quem aposta nesse estilo é tentar transferir uma decoração de castelo para uma casa pequena. É preciso levar em consideração as proporções, deixando de lado peças maiores e evitando os excessos. Uma opção é optar por apenas alguns elementos no estilo clássico e usar técnicas que dão sensação de amplitude ao local, como utilizar grandes espelhos, pisos mais claros e menor quantidade de móveis, por exemplo.

E aí? Gostou do estilo clássico? Além dele ser lindo e encantador, ele é um estilo que nunca deixará de ser admirado, afinal ele é atemporal. Agora você já sabe como deixar sua casa mais requintada e elegante. Inspire-se!

Gostaria de desejar um próspero ano novo a todos! Muito obrigada a todos que me acompanharam durante este ano! Beijos, abraços e até ano que vem!

Redes sociais:
https://www.facebook.com/pennaarqurb
https://www.instagram.com/pennaarqurb/
https://www.youtube.com/c/PennaArquiteturaeUrbanismo