Campeão paulista pelo Palmeiras em 1976, Pavan morre aos 64 anos

Campeão paulista pelo Palmeiras em 1976, Pavan morre aos 64 anos
Crédito: Arquivo pessoal/Reprodução

Por Willian Ferreira Publicado às 16:19 de 10/12/18

O último domingo (09) foi de tristeza para muitos torcedores do Palmeiras. Pavan, ex-zagueiro do Verdão, morreu no último fim de semana, aos 64 anos. O falecimento aconteceu na cidade de São Sebastião da Grama, próximo das cidades de São José do Rio Pardo e Mococa, no interior de São Paulo. O atleta sofria com um câncer no aparelho digestivo, de acordo com informações de Milton Neves, da Rádio Bandeirantes.

José Marques Aparecido Pavan foi revelado pelo Palmeiras em 1974. Ele participou da conquista do Paulistão de 1976 por parte do Verdão. Treinado por Dudu, o elenco tinha craques como Leão, Jorge Mendonça, Edu Bala e Ademir da Guia no elenco à época. O atleta saiu do clube em 1977, ficando cerca de um semestre no América-RJ. Na transação, Ivo Wortmann chegou ao clube paulista.

O clube, porém, em que Pavan mais jogou foi na Francana. Na Feiticeira, o zagueiro atuou em cinco temporadas, entre 1978 e 1982. Antes de encerrar a careira, ele passou pelo Paysandu, de Santa Catarina, em 1983. O clube se fundiu ao Carlos Renaux e, em 1987, fez nascer o Brusque FC. Ao longo da carreira, o atleta operou cinco vezes os joelhos (uma vez o esquerdo e quatro o direito), o que o levou a se aposentar precocemente.

No final da década de 1970 e começo da década de 1980, a Francana viveu a melhor fase de sua história. Disputando o Campeonato Paulista por cinco anos consecutivos (por sinal, os cinco em que Pavan atuou no clube), a Feiticeira conseguiu grandes feitos. Vitórias contra São Paulo (1978), Corinthians (1979) e Santos (1982) entraram para a história do interior paulista. Em 1979, por sinal, a equipe da cidade de Franca disputou o Campeonato Brasileiro pela primeira e única vez na história na primeira divisão. A campanha, porém, não foi satisfatória: encerrou-se na primeira fase.

Fonte:https://www.torcedores.com/noticias/2018/12/pavan-palmeiras-francana-morte