Força tarefa se mobiliza pela segurança

Força tarefa se mobiliza pela segurança

TEXTO: PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
WWW.SAOJOSEDORIOPARDO.SP.GOV.BR

Atividade delegada, presença das rondas ostensivas e reforço do efetivo foram discutidos

A Prefeitura de São José do Rio Pardo deve encaminhar à Câmara nos próximos dias o projeto de lei para implantar no município a Atividade Delegada, um convênio a ser firmado entre o município e a Secretaria da Segurança Pública para que policiais militares reforcem a segurança do município, atuando em patrulhamentos de rotina ou serviços de fiscalização previamente estabelecidos. Conforme a proposta, os policiais que desempenharem atividades nos períodos de folga serão remunerados pelo município.

A medida foi uma das deliberações resultantes da reunião emergencial que tratou sobre segurança pública na manhã desta sexta-feira, 5, e que mobilizou várias autoridades do município. Também foi estabelecida uma pauta de atividades que vão ocorrer nos próximos dias, visando melhorias para o setor, face às muitas ocorrências registradas nas últimas semanas, especialmente assaltos.

O encontro contou com a presença de Celso Rubens Ferreira Cardoso e Danilo Biajotto (Conseg – Conselho Comunitário de Segurança); Marco Antônio Bertho (ACI – Associação Comercial e Indiustrial); Cap. Carlos Roberto Negrini (PM); Delegado Ivan Wohlers (Polícia Civil); Delegado Seccional Benedito Antônio Noronha Junior; os vereadores Zildão do Prado, Luís Henrique Artioli Tobias, Paulo Sérgio Ferreira e João Batista Ramos; o assessor parlamentar Hélio Escudeiro; os secretários Fernando Folharini (Segurança) e Fernando Pinheiro Passos (Gestão); além do prefeito Ernani Vasconcellos e o vice Reinaldo Milan.

Mais policiais
Na abertura da reunião, o prefeito Ernani Vasconcellos destacou o trabalho da Prefeitura no apoio às Polícias Civil e Militar. Observou que nos últimos meses a administração aplicou recursos na melhoria da iluminação pública em ruas e demais logradouros, a fim de contribuir para a melhoria da segurança da população.

Durante a reunião, o prefeito falou com o deputado Barros Munhoz e solicitou agendamento de audiência com o secretário estadual de Segurança, Mágino Alves, o que deverá ocorrer na próxima semana, quando deverão reivindicar reforço no efetivo da Polícia Militar local; mais agentes de investigação para a Polícia Civil; mais um delegado; e a realização de rondas ostensivas.

Ao longo do encontro, as autoridades sugeriram medidas que a comunidade pode adotar, auxiliando nas ações de prevenção e combate à criminalidade.

Uma das alternativas, a partir de observações de outras cidades, é a criação de grupos comunitários de whatsapp, para denunciar veículos ou pessoas suspeitas circulando nos bairros e comunidades.

A mobilização de proprietários rurais, também denunciando suspeitas é outra medida que tem dado certo em outros municípios e poderá ser adotada em São José.

Os delegados observaram a necessidade de participação ativa da população, por meio das denúncias. Utilizar os canais gratuitos 181 e 190 são de grande ajuda, conforme observou o delegado seccional Benedito Antonio Noronha Junior.

Guarda Municipal
O prefeito explicou também que, juntamente com o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Fernando Folharini, tem atuado para dar andamento ao projeto de monitoramento eletrônico da cidade, inclusive visitando municípios onde este serviço já funciona de forma efetiva. De acordo com, Ernani, os recursos necessários para implantar o projeto estão sendo pleiteados.

O trabalho de monitoramento deverá ser centralizado na Guarda Civil Municipal.

O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Fernando Folharini aproveitou para informar que a corporação da GCM está passando por treinamento de qualificação, e que isso também auxiliará nas ações pela segurança pública.

O curso iniciado nesta semana deve se prolongar até dezembro, capacitando os guardas municipais em atividades como legislação, defesa pessoal e técnicas de abordagens.