Pasta de dentes à base de Carvão Ativado – posso confiar?

A nova “moda” nos produtos de higiene oral são as pastas dentárias feitas a partir de carvão ativado, sob a justificativa de serem naturais e produzirem efeito clareador. O carvão é um pó de coloração escura e vem sendo utilizado em pastas ou até mesmo sendo esfregado diretamente na superfície dos dentes.

Cuidado! A literatura científica atual não suporta o uso seguro deste princípio ativo na escovação dental, muito menos sua ação como “clareador”.

O efeito relatado por algumas pessoas pode ser resultante de uma característica extremamente perigosa: a abrasividade. Isto significa que a pessoa pode estar literalmente
desgastando seus próprios dentes, removendo esmalte dental saudável, através da escovação. Isto pode causar a ilusão de uma superfície mais lisa e polida, consequentemente, mais brilhante. Porém, uma parte da camada protetora de seus dentes
foi perdida.

A abrasividade varia consideravelmente entre os cremes dentais. Quanto mais abrasivo, pior.

Não há evidências seguras do uso do carvão ativado justamente pela alta variação de abrasividade entre os produtos disponíveis. O mesmo acontece com as pastas ditas clareadoras”, que também são altamente abrasivas.

Muito cuidado com os produtos da moda para que as consequências não sejam irreversíveis.

Na dúvida, consulte seu (sua) Dentista para receber uma recomendação personalizada.

Até a próxima!