Estilos de Decoração #02: ESCANDINAVO | Penna Arquitetura e Urbanismo

Fonte: http://www.ehdecor.com.br/2017/06/15-cozinhas-com-estilo-escandinavo.html
Fonte: http://www.ehdecor.com.br/2017/06/15-cozinhas-com-estilo-escandinavo.html

Salve galera, tudo bom com vocês? Beleza, simplicidade e leveza são algumas características da decoração escandinava, que se destaca por ser minimalista, clean e funcional. Se você aprecia cores neutras na decoração, esse estilo tem tudo a ver com você! Ele mistura o tradicional com o moderno, trazendo muita personalidade à sua casa. Em geral, a ambientação é aconchegante, tranquila e agradável. Nesse texto falarei sobre a origem desse estilo, suas características e algumas dicas para você decorar os ambientes da sua casa. Vamos lá?

ORIGEM DO ESTILO ESCANDINAVO

O estilo teve sua origem por volta do século XX, no norte da Europa, abrangendo os países da região conhecida como Escandinávia, que inclui Noruega, Finlândia, Suécia e Dinamarca. Na realidade ele começou por volta de 1897, com a Exposição de Artes e Indústrias de Estocolmo, mas seu auge foi apenas na década de 1950. O estilo acabou adquirindo referências nórdicas, com características do artesanato regional e da paisagem ao seu redor, que tem forte influência do clima local, pois é uma área onde o frio predomina. Dessa forma, o estilo escandinavo surgiu com o intuito de trazer conforto, aconchego, funcionalidade e luminosidade para dentro das casas, já que se tratam de países com dias curtos, escuros e quase sempre nublados.

CARACTERÍSTICAS DA DECORAÇÃO ESCANDINAVA

  1. Cores neutras

Como esse estilo é originário de países que possuem os dias curtos, as cores claras são fundamentais, já que refletem a luz e são importantes para deixar os ambientes claros, independentemente da iluminação exterior. Portanto, a principal característica do estilo escandinavo é a predominância da cor branca. Além disso, outras cores neutras também são utilizadas, como o bege, o cinza, o off-white, o preto e tons pastéis. Porém, deve-se tomar cuidado para não deixar o ambiente excessivamente frio. Para isso acrescente tons de madeira clara ou envelhecida para dar equilíbrio ao espaço.

Para ambientes como quarto, sala e banheiro, tons pastéis de azul e verde são muito bem-vindos, já que trazem mais serenidade ao ambiente. Além disso, a combinação do preto com o branco também está muito presente neste estilo. Todas as combinações devem ser capazes de criar um clima calmo, leve, agradável e aconchegante.

Fonte: http://www.essenciamoveis.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/12/Dica-1.jpg
Fonte: http://www.essenciamoveis.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/12/Dica-1.jpg

2. Muita luminosidade

Outra característica bastante presente neste tipo de decoração é a iluminação natural. Inspirado no inverno longo e intenso da Escandinávia, o interior das casas é pensado para aproveitar e maximizar a luz, além de ajudar na propagação do calor. Portanto, amplas janelas estão presentes e, muitas vezes, se tornam o foco do ambiente. A dica é deixar entrar a maior quantidade de luz possível, ou seja, deixe as janelas sem adornos e evite cortinas ou opte por modelos com tecidos em que a luz possa passar facilmente.

Além disso, um bom projeto luminotécnico também deve ser feito. Aposte em luminárias de piso e pendentes, com design minimalista, simples e um toque de modernidade. Tome muito cuidado com o tipo escolhido, pois elas não devem produzir muitas sombras, já que criaria ambientes dramáticos, fugindo do estilo escandinavo. O ideal é investir em uma iluminação com lâmpadas de luz branca de boa intensidade.

Fonte: http://www.essenciamoveis.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/12/Dica-9-1000x686.jpg
Fonte: http://www.essenciamoveis.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/12/Dica-9-1000×686.jpg
  1. Minimalismo e simplicidade

Nesse estilo a frase “menos é mais” se encaixa perfeitamente, já que os excessos são dispensados, tendo a simplicidade como um dos pontos fortes deste design. Os ambientes devem ser amplos, com espaço livre para a circulação e os móveis devem ter linhas simples e retas, em estilo minimalista.

Cada elemento deve buscar melhorar a funcionalidade, mantendo a disciplina e organização do espaço. O importante é valorizar a simplicidade sem muita extravagância e excesso, passando uma sensação de leveza e tranquilidade.

  1. Materiais naturais

O estilo escandinavo costuma fazer referências a paisagens naturais, como lagos, montanhas e florestas dos países nórdicos. Portanto, os materiais e as texturas geralmente são de origem naturais e artesanais.

No piso e nos móveis, a madeira, de preferência na cor clara, é a melhor opção. Ela traz elementos da paisagem nórdica para dentro de casa, criando uma sensação de aconchego. Além disso, outros materiais que também combinam muito bem com esse estilo são: a cerâmica, presente em vasos decorativos, por exemplo; o vidro, que contribui para aumentar a reflexão da luz e ganhar amplitude, além de favorecer a sensação de minimalismo e tranquilidade; e o metal, presente principalmente nas luminárias de cobre. Também são utilizados tecidos naturais, como a lã, o linho e o algodão, que surgem principalmente em forma de mantas no sofá, poltronas ou cadeiras. Eles criam um clima quente e bastante aconchegante, além de quebrar um pouco a seriedade e rigidez do estilo.

Fonte: http://blog.moveisprovincia.com.br/wp-content/uploads/2017/04/7-escandinavo-estilo-decor.jpg
Fonte: http://blog.moveisprovincia.com.br/wp-content/uploads/2017/04/7-escandinavo-estilo-decor.jpg
  1. Móveis e objetos

Pelo fato de ser uma decoração minimalista, deve-se evitar colocar muitos móveis em um mesmo ambiente e ter sempre em mente a funcionalidade. Eles devem ser funcionais, retos e ocuparem pouco espaço no ambiente. A dica é concentrá-los próximos às paredes, deixando um espaço de circulação mais amplo.

Como as cores principais devem ser neutras, uma dica é apostar em alguns detalhes com cores vibrantes, como alguns móveis, quadros, almofadas, entre outros. Uma boa ideia é aplicá-los em pontos estratégicos, para dar o destaque desejado ao ambiente. Os quadros podem ficar tanto pendurados quanto apoiados em prateleiras, porém a forma mais comum neste estilo é colocá-los encostados no chão. Opte por desenhos minimalistas, geométricos, estampas de paisagens ou frases, com molduras simples.

Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/wp-content/uploads/2017/08/estilo-escandinavo-0.jpg
Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/wp-content/uploads/2017/08/estilo-escandinavo-0.jpg

Os tapetes e lareiras também estão muito presentes, pois dão muito mais charme e aconchego e não podem faltar nesses ambientes mais “friozinhos” (remetendo aos países nórdicos). Para fazer referência às paisagens naturais e dar um leve colorido ao ambiente, as plantas são sempre muito bem-vindas. Dê preferência aos cactos, que são característicos deste estilo. Além disso, o estilo escandinavo não foge dos toques rústicos e industriais, como canos e fios expostos nas paredes.  Mas sem exageros, afinal, o estilo escandinavo busca uma decoração simples e limpa, sem muita informação visual.

DICAS PARA VOCÊ APLICAR O ESTILO ESCANDINAVO NA SUA CASA

  1. Salas

Nas salas, aposte em pisos bem claros, a opção mais utilizada é o piso de madeira pintado de branco. Opte por sofás com cores neutras, deixando o destaque para os detalhes, como quadros, almofadas, mantas, plantas, tapetes e luminárias. Além disso, móveis em madeira rústica dão um charme especial.

3-escandinavo-estilo-decor
« de 40 »
  1. Quartos

Nos quartos, a iluminação deve ser otimizada, os tons neutros devem ser seguidos e os tapetes devem estar presentes. Móveis de madeira e quadros com molduras escuras também são muito bem-vindos. As roupas de cama devem ser claras e feitas com tecidos naturais. A ideia é deixá-las desarrumadas ou com os lençóis levemente fora do lugar.  Além disso, é muito comum o armário ser substituído por araras de madeira. O quarto infantil pode ter cores além das neutras, com acessórios coloridos e adereços divertidos, porém não em excesso. Uma ideia interessante é destacar algum objeto com um tom mais quente, como uma cadeira de balanço ou cômoda, por exemplo.

7-escandinavo-estilo-decor
« de 21 »
  1. Cozinhas

Nas cozinhas, o foco é evitar a bagunça, sem muitos elementos pendurados e sem muitas prateleiras nas paredes. Há a predominância do tom branco nas paredes, móveis de madeira clara, prateleiras simples e luminárias pendentes. Eletrodomésticos retrô e mobília vintage também podem ser utilizados.

design-escandinavo-aprenda-como-usar-o-estilo-na-decoracao-42
« de 8 »
  1. Banheiros

O banheiro geralmente é inteiro branco, tendo apenas alguns elementos coloridos, como é o caso das toalhas e outros detalhes.

estilo-escandinavo-48
« de 7 »
  1. Escritórios

Nos escritórios uma mesa simples com cavaletes, uma cadeira confortável, uma luminária marcante, plantas e quadros formam uma composição perfeita.

home-office-estilo-escandinavo-1
« de 4 »
  1. Áreas de circulação

Esses espaços recebem apenas alguns itens de decoração simples, como quadros e os ganchos para pendurar casacos e bolsas. Tapetes também podem estar presentes.

entrada-decor-escandinava
« de 4 »

Para implantar esse tipo de decoração na sua casa, você pode começar pintando as paredes de branco, organizando o ambiente (removendo objetos inúteis), colocar vasos de plantas, mantas e almofadas (feitos com tecidos naturais claros), trocar sua janela (colocando uma mais ampla), além de eliminar cortinas pesadas e ornamentos em excesso. Não esqueça de acrescentar toques da sua personalidade ao ambiente. Assim, por mais que você siga as características do estilo, sua decoração será baseada nos seus gostos.

O ESTILO ESCANDINAVO é voltado para quem gosta de um estilo minimalista, básico e moderno. Com ele conseguimos compor um ambiente aconchegante, elegante, simples e confortável. E aí? Já conhecia? Ele te agrada? Você o usaria em sua casa? Escreva para mim nos comentários! Muito obrigada e até a próxima!