Dimensionamento de ambientes #02: BANHEIROS| Penna Arquitetura e Urbanismo

Fonte: https://www.tuacasa.com.br/decoracao-de-banheiro/
Fonte: https://www.tuacasa.com.br/decoracao-de-banheiro/

Salve galera, tudo bom com vocês? Esse é mais um texto sobre dimensionamento de ambientes. Nesse eu vou falar sobre os BANHEIROS. Ele é o cômodo utilizado para a higiene pessoal e deve possuir os utensílios e a estrutura necessária para isto. Atualmente, além de ser um local funcional, ele também acabou se tornando um espaço de descanso e relaxamento. Sabia que temos vários tipos? Banheiro social, single, de casal, conjugado, lavabo. Enfim, você sabe a diferença de cada um deles? Qual o tamanho mínimo para esse ambiente?

SOCIAL (primeira imagem abaixo) é aquele de uso comum na casa. Ele é feito em um local onde qualquer pessoa tenha acesso fácil, seja morador ou visitante. Geralmente são do tipo SINGLE, com uma pia, um vaso sanitário e um chuveiro. Caso você apenas tenha espaço para um banheiro quadrado 1,6m x 1,6m acredito que seja uma dimensão aceitável. Fica um pouco apertado, mas é aceitável. O tamanho ideal é aquele que serve para você, mas acredito que um banheiro com 1,5m x 3m ou 1,20m x 3m é um tamanho confortável, já que não é pequeno e nem grande demais. Claro que se você quiser um banheiro com chuveiro e banheira, essas dimensões deverão ser maiores.

Fontes: http://www.euamodecoracao.com/19-modelos-para-decoracao-de-banheiro-social/
https://br.pinterest.com/pin/388787380313801248/?lp=true

Já quando falo nos banheiros de CASAL (segunda imagem acima), me refiro àqueles que possuem pelo menos uma banheira dupla, dois chuveiros, duas cubas e um vaso sanitário, geralmente localizados em uma suíte, onde temos um dormitório e um banheiro integrado a ele. Para isso, é interessante ressaltar que você precisará de pelo menos 8m² de área interna no ambiente e caso queira fazer um compartimento exclusivo para o vaso sanitário, você deve ter cerca de 10m².

Os banheiros CONJUGADOS (primeira foto abaixo) são aqueles que possuem dois acessos para uma pia. Pode ter apenas um vaso sanitário e um chuveiro, ou 2 vasos sanitários separados. Eles são interessantes para servir dois quartos de solteiro, por exemplo.


Fontes: https://www.lyxline.com.br/single-post/2015/05/28/Banheiros-Singles-S%C3%A9rie-Pr%C3%A9dimensionamento-de-Ambientes
https://www.transformesuacasa.com.br/lavabos-de-luxo-como-decorar/

Por fim, o LAVABO (segunda foto acima) é um espaço composto por vaso sanitário e pia, diferente do banheiro tradicional que inclui chuveiro. Sua área mínima é de 1,50m², sendo usado como uma espécie de banheiro social e geralmente fica na entrada da casa ou em áreas externas próximo a área de lazer, por exemplo. Além disso, em áreas de lazer, outra opção é separar a pia do vaso sanitário, deixando-o em um compartimento separado.

  • POR ONDE COMEÇAR?

Esse cômodo não pode nem ser muito pequeno, pois pode trazer desconforto para o uso, nem muito grande, já que pode dificultar a limpeza e acabar ocupando um espaço desnecessário. Nesse caso, o mais indicado é escolher um tamanho moderado, que atenda às suas necessidades, levando em consideração a quantidade de pessoas que irão usá-lo, os móveis, louças e metais que você deseja colocar. Ter um espaço adequado e bem aproveitado traz conforto e qualidade de vida para os usuários.

Devemos primeiramente pensar nas funções do banheiro. Ele é composto, geralmente, por 3 áreas principais, que são: a localização do vaso sanitário, a da pia e a do chuveiro e/ou banheira. Para dimensões mínimas, devemos imaginar um tamanho de 80cm para cada uma destas faixas. Além disso, vale lembrar que a distância entre os elementos do banheiro são muito importantes e devem respeitar a ergonomia (que eu já falei melhor em um outro texto – https://www.ojornalzinho.com.br/2018/01/23/ergonomia-e-sua-relacao-com-a-arquitetura-penna-arquitetura-e-urbanismo/).


Fontes: https://marcelosbarra.com/2016/05/26/banheiros-residenciais-medidas-minimas/

Nesse ambiente geralmente temos muitos elementos, como: vaso sanitário, pia, box, chuveiro, armário, banheira, metais, espelho, suporte de toalhas, lixeira, suporte de papel, além de uma grande quantidade de utensílios. Você deve decidir o que deseja colocar no seu. Após isto, contrate um especialista para fazer o projeto e determinar qual será a medida ideal para a construção, evitando assim surpresas na hora de finalizar a obra. É interessante que o profissional vá às lojas conferir as medidas dos itens escolhidos, para que o projeto seja perfeitamente planejado. Em banheiros pequenos é preciso ter um cuidado dobrado com o dimensionamento e a escolha das peças sanitárias, pois uma escolha errada pode comprometer toda a circulação do banheiro.

A entrada do banheiro, assim como o espaço de circulação, precisa ter no mínimo 60cm, porém recomenda-se optar por 80cm, já que é preciso haver a preocupação com a acessibilidade (irei fazer um outro texto, em breve, falando sobre acessibilidade em residências).

Além disso, não se esqueça: assim como em qualquer outro ambiente, é fundamental pensar na iluminação e ventilação. A janela deve ter boa localização e dimensão, para que permita a entrada de luz e ventilação natural. Esses são fatores importantíssimos que contribuem para eliminar o mofo e tornar o ambiente salubre o ideal. Quanto à iluminação artificial, é interessante uma iluminação diferenciada próxima à bancada, para que este espaço seja utilizado para fazer maquiagem, por exemplo.

Agora irei fazer algumas observações importantes sobre os itens principais dos banheiros.

  • ITENS DO BANHEIRO

Bancada

– Deve ter no mínimo 45cm de largura e 55cm de comprimento, com uma altura confortável, geralmente de 85cm a 93cm. No caso de cubas de apoio e de sobrepor, a bancada será mais baixa, para que as cubas estejam na altura final indicada.

– Podem ser feitas de diversos materiais, como: granito, mármore, vidro, porcelanato, entre outros.

– Vale lembrar que ao escolher tanto o material das bancadas, como dos móveis, deve-se tomar alguns cuidados. Irei falar melhor sobre marcenaria e marmoraria em outros textos.

Vaso sanitário

– Existem diversos tipos e tamanhos, mas o essencial é que ele tenha espaço livre de 30cm em ambas as laterais, para poder colocar uma lixeira, uma papeleira, além de permitir o movimento dos braços.

– O espaço entre o vaso sanitário e a parede da frente deve ser de pelo menos 60cm.

Box

– A medida mínima indicada para o box é de 80cm x 80cm, mas uma medida mais confortável é 90cm x 90cm.

– É indicado que esta área esteja a um nível inferior do restante do banheiro, aproximadamente 1cm.

– Na área do box o revestimento precisa ser impermeável, podendo ser pintura epóxi, pastilhas de vidro ou cerâmicas, porcelanatos, entro outros. Como as pastilhas ficam muito marcadas, é ideal utilizá-las em apenas em alguns detalhes. Já as outras paredes, que não recebem água diretamente, podem ser pintadas e até receber papel de parede.

– O chuveiro deve estar instalado a 2,10m de altura do piso.

Banheira

– Caso você queira ter uma, deve levar em conta não só o tamanho da banheira em si, como o espaço necessário para o encanamento e o motor (no caso das banheiras de hidromassagem).

– Se seu banheiro já for construído, é preciso verificar a viabilidade estrutural para a instalação da banheira, já que cheia seu peso pode comprometer a estrutura da laje.

Outros elementos

– Espelhos são coringas para ampliar a percepção visual do espaço, ainda mais quando são aplicados em grandes superfícies.


Fontes: https://br.pinterest.com/pin/508625351651399148/
https://casaeconstrucao.org/decoracao/espelho-bisotado/

– Os móveis de marcenaria devem ser bem planejados, para aproveitar melhor o espaço disponível e organizar utensílios de maneira prática. Se o banheiro não tiver nenhuma área para guardar esses produtos eles vão acabar acumulados em cima da bancada da pia.

– Para proteger o móvel deve-se criar um sóculo, de 6cm a 18cm, que nada mais é que uma base de alvenaria que fica embaixo do móvel. Ele pode ser revestido pelo mesmo material da bancada ou do piso, pois simplesmente pintar pode exigir manutenção constante. Se optar por não fazer o sóculo, deixe um espaço livre embaixo do móvel, de 15cm a 18cm, mantendo-o suspenso em relação ao chão.

– Existem ainda alguns detalhes podem dar um charme a mais no banheiro, como quadros, bandejas especiais com porta sabonete, porta lenços, perfumes de ambiente, plantas, entre outros.

– Se seu banheiro é pequeno, uma dica é projetar um gabinete para ficar em baixo da bancada, usar nichos suspensos, caixas organizadoras e bandejas para colocar as miudezas. Procure manter a organização do ambiente. Invista em um grande espelho, pinte o teto, as paredes e use revestimentos com cores claras, para criar a sensação de amplitude.

Por fim, vale lembrar que as medidas aqui apresentadas funcionam como modelo, porém, de acordo com a necessidade e em função do projeto, elas podem mudar. E aí, gostou? Ainda tem alguma dúvida? Escreva para mim nos comentários. Muito obrigada e até a próxima!

6 COMENTÁRIOS

  1. òtimo post , esclareceu várias dúvidas que só aparecem quando estamos lidando com isso na prática!

Comments are closed.