Bate Bola Fevereiro 2018

Assisti Caldense 0x0 Cruzeiro pela 2ª rodada do Mineiro, na noite de 20/01, em Poços de Caldas. Estádio “Ronaldão” aconchegante e quase lotado, com organização e segurança exemplar. Apesar do fraco ataque, a Caldense deve ficar entre os 4 primeiros. E os R$ 600 mil mensais do atacante Fred no Cruzeiro representam mais que o dobro do elenco da Caldense!

Incerta a Esportiva de Guaxupé no Mineiro da 3ª Divisão de Profissionais, previsto para começar em meados de 2018. Última participação no campeonato foi em 2016. O clube já esteve entre os grandes do futebol mineiro, entre 1975 e 1984.

As finanças têm afetado a maioria dos clubes que possuem equipe profissional. Por exemplo, no Paulistão da A-3 (3ª divisão), que neste ano reúne equipes tradicionais (como Mogi Mirim, Rio Branco, Marília, Barbarense e Noroeste), teve agremiação que até na 4ª rodada do certame (iniciado em 17/01) contava com apenas 18 atletas inscritos!

Neste 2018 o zagueiro Thiago Martins, de 22 anos, assumiu a titularidade no Palmeiras. Ele chegou no Parque Antarctica em 2013, dois anos após foi emprestado ao Paysandu, em 2016 jogou 31 partidas no seu retorno ao Verdão e, no passado, atuou no Bahia. Natural de São João Evangelista/MG, na região do Vale do Rio Doce, desde criança viveu e cresceu em Muzambinho.

Nascido em Igaraçu do Tietê/SP, em 1963, Paulo César Vieira Rosa também se radicou na região: São João da Boa Vista, onde há alguns anos graduou-se em Educação Física pela UNIFAE. Paulinho McLaren, ex-atacante do Santos, Portuguesa, Atlético/PR, Internacional/RS, Cruzeiro, Fluminense, Atlético/MG e Santa Cruz/PE (onde encerrou carreira em 1999), é o atual treinador do Barretos na A-3 do Paulistão. Últimos clubes que treinou: Taubaté (em 2017), São José e Uberlândia.

O atacante João Pedro Florêncio Barbosa, de 19 anos, integra o atual elenco de profissionais do Vila Nova/GO, que disputa a 1ª divisão do Goiano. No fechamento desta coluna, em 28/01, ele havia atuado em 1 jogo nas 4 rodadas. Outro rio-pardense, Matheus Ferraz, está no América/MG mas até 28/01 não havia realizado sua estreia no “Coelho” de BH.