CORES na Arquitetura e Decoração (Parte 2) | Penna Arquitetura e Urbanismo

Salve galera, tudo bom com vocês? Este texto é uma continuação da postagem anterior, onde eu falei sobre o Círculo Monocromático, a Harmonização das cores e sobre as Cores Quentes e Frias. Neste eu irei falar sobre a Psicologia das Cores e os Efeitos Visuais criados em cada ambiente.

  1. PSICOLOGIA DAS CORES

Como cada cor funcionam no subconsciente humano? Que efeito ela gera em cada ambiente? A seguir irei falar sobre a sensação que cada uma delas transmitem e quais os principais locais onde cada uma é utilizada.

AMARELO

Mostra clareza, sendo uma boa cor para detalhes importantes, melhorando a memória e o humor. Nos ambientes, o amarelo proporciona concentração, atenção, sendo muito utilizada para estimular a comunicação e as atividades mentais, como o raciocínio. Costuma-se usar tons mais suaves, pelo fato de seu elevado grau de luminosidade poder causar desconforto visual. Muito utilizado em: ambientes sociais, como salas de estar, hall, corredores (pode contribuir para a experiência sensorial vivenciada entre amigos e familiares), salas de estudo e escritórios (estimula as atividades intelectuais), além de também ser ideal em áreas de alimentação, como cozinhas e salas de jantar (estimula o apetite).

 

VERMELHO

Quando utilizado em excesso, pode provocar excitação e nervosismo. Quando utilizado de modo equilibrado, confere ao ambiente calor e elegância. Muito utilizado em: teatros, restaurantes, bares e cassinos (estimula o apetite e nos faz perder a noção do tempo), além de ser utilizado em salas de estar, áreas de trabalho (como cozinhas, por exemplo) ou em detalhes (pisos, tapetes e pequenas áreas).

 

LARANJA

Representa energia, calor, fogo, podendo proporcionar vitalidade, dinamismo, elevar o nosso ânimo e reduzir a depressão. Não tão excitante quanto o vermelho, nem tão luminoso quanto o amarelo, o laranja pode transmitir uma ideia de transição e até mesmo de rusticidade, quando associado a texturas. Muito utilizado em: lanchonetes e restaurantes.

 

VIOLETA

Estimula nosso lado psíquico e espiritual. Pode ser empregada em ambientes mais tranquilos, de atividades espirituais ou de meditação. Muito utilizado em: quartos e salas de relaxamento.

 

AZUL

É uma cor altamente calmante, que transmite serenidade e paz. No entanto, usado em demasia, pode deixar o ambiente frio e fazer com que a pessoa fique indiferente e com sono. O azul em sua tonalidade mais clara, traz sensação mais alegre e em seu tom escuro, representa profundidade de sentimento e amplitude ao ambiente. É uma cor com sensação refrescante podendo ser utilizada em lugares quentes, porém em lugares frios deve ser evitada, pois aumenta a sensação de tristeza e frio. Muito utilizado em: quartos, salas de relaxamento e clínicas.

VERDE

É a cor do equilíbrio e da harmonia. Ajuda a reduzir o estresse e a tensão, pois acalma o sistema nervoso. O verde é muito utilizado nos ambientes, pois tem uma grande variedade de tons com sensações agradáveis e confortáveis, que provocam tranquilidade, além dele aceitar facilmente composições com outras cores.  Muito utilizado em: bibliotecas, salões de jogos (equilíbrio), clínicas, quartos (tranquilizante), banheiros, salas de estar e escritórios.

 

ROSA

Proporcionam calor, afeto e podem ser relaxantes. Favorece a empatia e o companheirismo e tornam as pessoas mais ativas e desejosas de progresso. Muito utilizado em: casas ou asilos de pessoas idosas (ficam mais ativas e vigorosas).

 

MARROM

Simboliza resistência, sobriedade e conforto. Dependendo da tonalidade, pode ser uma cor acolhedora ao ambiente. Muito utilizado em: bibliotecas e escritórios (concentração).

 

BRANCO

É uma cor que traz bastante luminosidade ao ambiente e simplicidade. Na Arquitetura, pode ser usado como cor neutra, mas também para dar uma ideia de pureza, paz e simplicidade. Realça todas as cores e pode fazer com que elas ganhem luminosidade e vida. Um ambiente todo branco, porém, pode dar a sensação de falta de força e profundidade. Portanto, ele não precisa ser utilizado como cor predominante, é bem utilizado com outras cores.

 

PRETO 

É uma cor sofisticada e imponente, que pode transmitir a sensação de seriedade e prudência. Combinado com outras cores, traz uma sensação alegre. É utilizada em pequenas áreas ou em elementos decorativos, quando se deseja um clima solene e sóbrio no ambiente.

 

CINZA

É uma cor neutra, porém seu efeito seu efeito não passa desapercebido. Pode ser usada para significar elegância, humildade, respeito, reverência e sutileza.

 

  1. EFEITOS VISUAIS CRIADOS EM UM AMBIENTE

Ao pintar uma parede, são criados efeitos visuais, pois cada maneira utilizada poderá criar uma ilusão óptica. Os truques são baseados no princípio de que as cores escuras aproximam e diminuem e as cores claras afastam e aumentam. Por exemplo, num hall de entrada, se você tem a parede do fundo muito próxima da porta, deixando o ambiente com pouca profundidade, pintando-a com uma cor escura você terá a impressão de que esta parede está mais afastada e a impressão será de ampliação desse espaço. Por outro lado, se você tem um corredor estreito e muito comprido, desejando diminuir seu comprimento, “aproxime” a parede do fundo pintando-a com cor clara. Desta forma o corredor parecerá mais curto, limitado.

No caso de espaços altos onde queira rebaixar a altura do pé-direito, pinte o teto da mesma cor das paredes ou com um tom mais escuro para um rebaixamento maior. Já no caso de espaços baixos onde queira aumentar a altura do pé-direito, pinte o teto com uma cor mais clara que as paredes ou de branco. Quanto maior o contraste entre as cores claras e escuras, maior o efeito visual.

Por fim, é importante ressaltar que todos estes conceitos sempre devem ser aplicados caso a caso, juntamente com os outros fatores que são determinantes para o bom resultado do projeto.

Irei deixar alguns links com mais algumas informações, caso você se interesse.

Enfim, é isso! Caso você tenha alguma dúvida, escreva para mim nos comentários. Muito obrigada e FELIZ 2018!

Links de referências:

Cores tetos, paredes e pisos: http://www.intetto.com.br/imagens_loja/blog/88/o-impacto-das-cores/intetto-arquitetura-e-interiores-tatuape-25.jpg

Infográfico –  A Psicologia das cores: http://cdn.limaonagua.com.br/wp-content/uploads/2014/10/PSICOLOGIA-DAS-CORES.jpg

Dicas de cores para cada ambiente: https://www.westwing.com.br/cores-nos-ambientes/