Whey Protein

O termo whey protein refere-se às proteínas isoladas do soro do leite e popularmente são comercializados 3 tipos diferentes: concentrado, isolado e hidrolisado.

Whey protein concentrado possui um menor valor proteico e sua quantidade de proteína pode variar de 25% a 90%, porém com quantidades consideráveis de lactose, gorduras e outros componentes, e com absorção mais lenta comparado aos outros wheys. O whey isolado pode alcançar até 95% de proteína e pequenas quantidades ou ausência de outros nutrientes como a gordura e lactose, logo, com digestão mais rápida que o concentrado. Já o whey protein hidrolisado, possui alta capacidade de digestão e apresenta pouca quantidade de outros nutrientes, sendo muito indicado para quem tem problemas com intolerância alimentar ou alergia a alguns compostos.

Como principais benefícios do uso desta proteína, podemos destacar o aumento de síntese proteica, hipertrofia muscular, preservação do músculo e melhora da recuperação muscular.

Na hipertrofia, o whey pode ter grande utilidade, principalmente no pós-treino e, em alguns casos, no pré-treino. Além disso, ele pode ser utilizado como complemento proteico de refeições para alcançar a quantidade de proteína do plano alimentar, como no café da manhã (ex: colocar no suco detox) ou antes de dormir. A quantidade irá variar de acordo com a pessoa e a qualidade do whey, mas, para a maioria das pessoas, doses de 25g a 40g são suficientes no pós-treino.

No emagrecimento, o whey no pós-treino deve ser evitado, pois ele irá impedir a queima de gordura. Para esse público, o suplemento deve ser consumido preferencialmente com alimentos com gorduras boas, como, por exemplo uma mistura de abacate com whey ou adição do whey na pasta de amendoim.

Acredito que o melhor custo/benefício hoje em dia é o whey isolado. Ao escolher, fique atento ao percentual de proteína e a quantidade de leucina (em torno de 3g a porção para quem visa o ganho de massa muscular).
Procure um nutricionista para auxiliar o correto uso deste suplemento no seu plano alimentar.