Setembro amarelo – Vamos falar sobre o suicídio!

É uma campanha para prevenirmos o suicídio que cresce assustadoramente, e está presente entre as dez causas de morte em todo o mundo e, infelizmente, está presente no dia -a- dia de nossa cidade e região.

É muito importante falarmos que a presença de problemas psiquiátricos (transtorno de personalidade e de humor (depressão, bipolaridade, esquizofrenia) e alcoolismo) e problemas psicológicos (pensamentos e sentimentos de baixa valia e baixa estima) aumentam as chances de suicídio, pois podem contribuir para um estado de maior desorganização da psique e desconforto emocional, deixando a pessoa mais fragilizada e sem condições para pensar e lidar com as adversidades da vida. Segundo estudos, mais da metade das pessoas que se suicidaram, estavam deprimidas.

O suicídio fala de um desejo de uma pessoa em terminar com o seu sofrimento, que é causado por vários motivos particulares, profundos e extremamente dolorosos que despertam uma enorme angústia que a incapacita de avaliar a sua vida de forma clara e positiva e, muitas vezes, essas pessoas olham e se relacionam com a vida de maneira negativa, sentem-se culpadas, rejeitadas, incapacitadas, incompreendidas e com dificuldade de cultivar o amor próprio e de amar a vida como um todo, e veem no suicídio, a possibilidade de acabar com essa dor da alma, pois não conseguem continuar vivendo sem ter esperança.

Algumas situações podem levar ao suicídio como: Dificuldade em superar um trauma (fim de um relacionamento, morte de um ente querido, demissão, doenças, abuso sexual ou psicológico); Situações de estresse e pressão social; Falta de apoio familiar e/ou social;
Precisamos estar atentos e ajudar as pessoas que sinalizam um sofrimento. O melhor é não julgar, mas encaminhar para um profissional de saúde. Vamos quebrar o silêncio e tentar diminuir o número de suicídio!