A Grande Mãe

Este mês de Maio, em comemoração ao Dia das Mães, vamos falar de uma Deusa que representa o arquétipo da grande mãe e nutridora de todos nós, a Deméter.
Deméter é uma deusa que traz as características do materno: ela é receptiva, mantenedora e acolhedora, é a própria expressão da doação.
Méter do nome Deméter significa mãe. A função principal desta deusa é cuidar de sua prole e daqueles que estão ao seu redor. Esse cuidado é desde cuidados físicos (alimento, conforto), emocionais (carinho, amor, atenção) e espirituais.
No mito grego, ela tem uma grande ligação com sua filha, Perséfone, e quando esta foi raptada, Deméter sofreu muito, e como ela é a deusa que regia as colheitas, o mundo ficou sem alimentos.  Ela só retorna a fertilidade à terra, quando sua filha é devolvida para seus braços. Este mito mostra os processos e os afetos envolvidos na relação entre mãe e filha.
A mulher envolvida por este arquétipo é regida pelo amor, elas têm o grande desejo de ser mãe, pois possuem o prazer em prover o existir de outrem. São mulheres que possuem muita disponibilidade e uma imensa generosidade com os outros. Elas não negam ajuda, mesmo que isso implique cansaço e exaustão, pois dizer não, é uma das grandes dificuldades deste arquétipo.
Vemos que como ela, o ser mãe implica em muita dedicação, e muitas vezes as mulheres mães acabam esquecendo de si. Neste dia especial, Deméter também vem nos ensinar que toda mãe também precisa tornar-se sua própria boa mãe.  A mulher Deméter precisa servir-se de Deméter em seu próprio favor, lhe trazendo muito amor e dedicação.
Ela precisa aprender a enfocar em si mesma, o zeloso interesse que tão rapidamente sente pelos outros. É importante ela perceber se tem energia para realizar tudo o que o outro lhe exige, pois ela precisa olhar para suas próprias necessidades também, e se perceber em outros papéis de amiga, filha, esposa e mulher.
Desejo a Todas as mães, que todo o amor dedicado aos seus filhos, possam retornar em alegrias na vida de vocês! E que vocês sejam boas mães para vocês!
Um beijo grande para a minha mãe!