Projeto sustentável já é realidade em nosso município

Projetos sustentáveis estão se tornando cada vez mais comuns em todo o mundo, desde parques eólicos para obtenção de energia limpa e alternativa, até sistemas de aquecimento proveniente do gás metano gerado em biodigestores, nos quais são armazenadas fezes de animais, principalmente de suínos.
O incentivo a projetos alternativos está tomando cada vez mais espaço e preocupação de empresas e do próprio governo, visando mitigar os impactos gerados no meio ambiente cada vez mais pela atividade humana. No ultimo mês de dezembro, passou a funcionar em nosso município um sistema de captação de água de chuva, a ser usada para limpar o chão e para regar o jardim.
O projeto se encontra em funcionamento na Escola Estadual Professora Stella Couvert Ribeiro, onde foi possível a construção do sistema e da compra de equipamentos, através de um projeto de sustentabilidade do governo estadual. O sistema conta com uma tubulação que transporta quase toda a água de um lado do telhado da quadra, passando por um filtro para o descarte de folhas e outros possíveis resíduos, de onde segue para a correção do pH, cloração e depois é armazenada em um reservatório instalado com um sistema de bombeamento.
Este projeto só foi possível graças ao empenho e interesse da diretora da escola, Prof.ª Denise Grespan Guimarães, e que contou com a ajuda dos engenheiros Eduardo Xavier, Lorival Del Ciampo, Cezar Roberto Teixeira Pinto Júnior e Arnaldo Cequallini, que fez toda a instalação deste projeto.
Isto prova mais uma vez que, quando ocorre o comprometimento do poder público e a sociedade como um todo, podemos criar soluções para os mais diversos tipos de problemas que encontramos no mundo hoje.