Onde mora a Dona Felicidade?

É chegado o final de mais um ano, momento de parar e fazer reflexões de como vivemos o ano que passou.
Será que cumprimos com o planejamento que fizemos no ano passado?
Algumas coisas fizemos, outras passaram despercebidas, algumas temos protelado há anos e ainda não conseguimos cumprir…
Não cumprimos porque atropelamos as coisas, vivemos no automático, não olhamos para dentro de nós, temos sede de sermos felizes. Mas onde mesmo mora a Dona Felicidade?
Dentro de nós! É lá que ela mora.
Mas, como fugimos de nós mesmos, não a encontramos!
Esta época é propícia para um momento de reciclagem: perdoar e amar a si mesmo, e também perdoar a família, aquela pessoa que mais te ofendeu, o mundo, a vida…
A falta de perdão é a maior pedra de tropeço que podemos encontrar e impede o caminho da felicidade.
Em uma de suas reflexões, o Papa Francisco falou: “o perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente e alforria do coração. Quem não perdoa, não tem paz na alma, nem comunhão com Deus. A mágoa é um veneno que intoxica e mata. Guardar mágoa no coração é um gesto autodestrutivo. É autofagia. Quem não perdoa adoece física, emocional e espiritualmente “
Como podemos ver, a falta de perdão nos mata aos poucos, nos faz pessoas amargas, tristes, vingativas, invejosas, ciumentas, orgulhosas e infelizes.
Perdoar não é fácil, ainda mais quando temos certeza de que estamos certos. Mas será que em meio ao ódio e mágoa existe certo ou errado?
Perdão não é um sentimento, mas uma atitude, um mover-se. É a atitude de sair de si mesmo, deixar de lado o desejo de vingança e auto piedade e perceber que, por detrás do mal que vemos no outro, esconde-se um ser humano, uma história. E tal como Jesus nos dá uma nova chance ao amanhecer de cada novo dia, nós devemos também dar uma nova oportunidade para o outro e para nós mesmos… Não apenas uma, mas tantas quantas forem necessárias, não porque somos bons, mas porque não sabemos se teremos outro final de ano para buscar a felicidade escondida.
Ame a vida e faça dela um trampolim para a felicidade. O amanhã pode não existir e o peso da mágoa pode nos impedir e pesar na caminhada da vida, uma vez que nada levamos quando morremos, exceto o amor que aqui doamos e recebemos.
Boas festas a todos!
Amor Exigente – grupo de apoio para dependentes químicos e familiares.