Vamos refletir um pouco sobre nossos sentimentos de culpa

Vamos refletir um pouco sobre nossos sentimentos de culpa. Inúmeras vezes nos punimos por conta de atitudes do passado, não é mesmo? E vamos falar a verdade, isso nos atinge profundamente, chega a nos derrubar.

Esse peso que muitas vezes carregamos dentro de nós, é consequência da nossa necessidade de ter o perdão vindo das pessoas as quais causamos algum dano, e isso é sim importante, nos retratarmos, corrigirmos o que pudermos, porém, essa busca pelo perdão, em algumas circunstancias, vai muito longe. Chegamos a nos punir de forma muito forte. É importante saber que errar é humano.

Perceba que cada situação desastrosa, que você cometeu algum erro, serve de aprendizado e de motivo de podermos aprender e melhorar.

Mas o mais importante de tudo isso é não desejar a perfeição. Nós sofremos com nossos erros porque no fundo gostaríamos de não errar, gostaríamos de acertar sempre, de corresponder ao nosso ideal de perfeição, ao nosso ideal de como devemos ser, de como é o correto ser. Mas nem sempre é assim! O mais importante é admitir nossas imperfeições, nossos erros e nos aceitar exatamente como somos. Esse é o primeiro passo para nossa libertação.

Refletindo sobre essa situação, me recordei da grandiosa frase proferida pelo também grandioso homem Chico Xavier: “Você não pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas pode recomeçar agora e fazer um novo fim”.

Vale lembrarmo-nos desta frase sempre que alguma coisa nos atormentar e tirar nossa paz. Devemos refletir em uma questão muito séria: porque o passado tem tanta influência? Essa frase citada de Chico Xavier é bem clichê, porém, deve sempre estar presente em nossa memória. Essa frase nos remete a realidade de que não somos os únicos que cometemos alguma falha.

Nunca se esqueça: o que passou já não existe mais; o que esta por vir, ainda nem chegou; então vamos viver o presente, o hoje, o agora!

Este “agora” nos traz a oportunidade de mudança, de melhoria em nossa vida espiritual, emocional e profissional. A cada dia nos é dada uma nova opção de escolhas! São nossas atitudes que determinam as mudanças!

(Inspirado nos textos de Hugo Lapa)