Qualidade de Caráter

Quando falamos de caráter, nos referimos a traços distintos, qualidades e atributos do tipo de comportamento de um indivíduo (pessoa), personalidade e formação moral. O caráter, então, não é algo com o qual nascemos, mas, sim, algo que adquirimos.
É verdade que em nossos primeiros anos existe uma quantidade de influências exteriores (pais, colégio, igrejas, amigos e relacionamentos) que exercem um importante papel na evolução de nosso caráter, seja bom ou mau. Sem dúvida, afortunadamente não estamos vinculados a qualquer tipo de caráter que possamos ter, já que ele sempre poderá ser modificado e melhorado.
O caráter desempenha importante papel no destino de uma pessoa. É a chave para todas as áreas de sua vida e possui um efeito direto sobre a parte da vida relacionada com as etapas seguintes deste guia moral (Sexto e Sétimo Passos).
Texto retirado do Livro Verde (Passos e Tradições a Caminho da Sanidade– pg 126)
O que é a Serenidade?
“Concedei-nos Senhor a Serenidade, para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguir umas das outras”.
O termo é definido de várias maneiras: a calma, o sossego, a paz, a tranquilidade, a paz da mente, o equilibrio emocional, o estado não perturbado, o sangue frio e o domínio de si. Contudo, do ponto de vista prático, talvez a melhor definição seria “a capacidade de viver em paz com os problemas não resolvidos”.
Para chegarem à simplicidade e à praticidade do único princípio de ingresso ou filiação, as irmandades de Anônimos, incluindo o N/A, tiveram que percorrer um longo e difícil caminho de abertura de mente e exercício de amor, livrando-se dos preconceitos que rotulam diferentes tipos de doentes emocionais.
24 hs de Paz e Serenidade