Ser feliz para você é…

Gostaria de conversar um pouquinho com vocês sobre como ser feliz. Muitas pessoas, no consultório, me perguntam como devem fazer em determinada situação em suas vidas, se suas ações estão certas ou erradas e precisam, que muitas vezes, dizemos passo-a-passo como devem agir. Eu sempre repito que na vida não se tem receitas que podemos seguir como se fôssemos fazer um bolo. Na verdade, quando digo isso, quero dizer que a vida de cada um é preciosa demais e única e que não cabe a ninguém julgar o que está certo ou errado.

Sempre a verdadeira receita está dentro de nós mesmos, e se seguimos o que o nosso mundo interno nos diz, podemos fazer o bolo mais delicioso com as nossas vidas. A compreensão deste mundo interno acontece desde o momento que eu me permito parar um minuto, me recolher da correria externa e ouvir aquela vozinha que não sabemos da onde vem, mas ela fala com a gente de forma tão clara que até nos assusta. Muitas vezes para conseguir ouvir essa voz, precisamos de uma ajuda, seja de um profissional, como um psicólogo, seja religiosa, seja em uma meditação.

Esta escuta vai nos levar para uma calma interior. Ela nos leva a aceitar nossas dificuldades, e assim sermos pessoas diferentes. Quando eu consigo ser melhor comigo mesmo, eu consigo ser melhor com o mundo. Eu consigo entender que o outro possui defeitos e que eu não vou modificá-los, mas sim que posso mudar minha forma de olhar para ele, entendendo a humanidade que o torna muito maior que os defeitos.

É preciso perceber que cada um tem seu caminho nesta vida e a felicidade se faz na caminhada de cada dia! E assim cada um cria sua própria receita de ser feliz!