Depoimento

Admito a minha condição de neurótico, nos moldes de N/A e, estou em recuperação a partir das sugestões do mesmo. A minha vida na neurose se caracterizou , como diz a Literatura, como inútil, vazia e destrutiva. No progredir da doença adquiri hábitos negativos que tornaram minha vida e a dos que conviviam comigo, num grande fardo.
Como hábitos, no melhor sentido da palavra, passaram a ser parte de mim; eu não conseguia percebê-los. Nem no começo da caminhada em N/A eu conseguia examiná-los com isenção, de tanto que estavam enraizados no meu ser. Em N/A consegui vê-los através dos depoimentos e da literatura (especialmente o Livro Vermelho). Exemplos de hábitos negativos em mim (gosto de chamá-los de manias): Julgar os outros, dar conselhos, entrar na vida alheia, não ser pontual, procrastinar, controlar pessoas e coisas, e paro por aqui. Não que não tenha outros mais, mas, estes são os que mais retardaram minha recuperação.
Já me explico: são hábitos que eu levava (se não tomar cuidado, continuo levando) para a sala de recuperação.
Os exercitava ali. Gosto muito do alerta contido no livro Azul que diz que “a educação principia no grupo”, ou seja, é ali que exercitarei bons hábitos, nem que seja por duas horas semanais. É um exercício espiritual deixar do lado de fora da sala, sempre que possível, as minhas manias neuróticas, os meus hábitos negativos. E os hábitos positivos? Ah, estes têm colocado minha recuperação em velocidade segura. Nos meus depoimentos evito falar do comportamento de outras pessoas, virou hábito positivo não perder o foco de mim. Tenho aprendido a deixar que o companheiro trilhe o seu próprio caminho (por que o meu seria o melhor?) evitando conselhos desnecessários e qualquer intromissão na vida alheia. Ao prestar serviço, tento ser pontual no exercício dele e a fazê-lo com responsabilidade, até virar hábito.
Confesso aqui que ainda sou controlador, mas tenho o pensamento positivo de que só por hoje terei oportunidade de melhorar. E o que dizer de minha experiência com pensamentos negativos?
Para economizar espaço, resumo ao dizer que quando eu me dei conta que me fazia bem passar a mensagem de recuperação e não lamentação ao neurótico que ainda sofre, o grande beneficiado era eu. Fico analisando: de uma semana à outra, só aconteceram coisas ruins? Impossível. Quem sabe para mim não é melhor cultivar o hábito de pesnar positivamente, mesmo que a coisa esteja ruim em alguns momentos. Quem me conhece sabe que embora muitas vezes precise falar de coisas que me incomodam , pelo menos ¼ dos meus 10 minutos de depoimento, eu dedico a relatar a aplicação do programa em minha vida naquela semana. Esta dedicação de tempo é necessária e auxilia na minha recuperação. Para terminar, sabe quando as pessoas perguntam:
“Como vai?” Pois é, estou substituindo a lista de lamentações por “Estou cada vez melhor!”. Saímos mais felizes, eu e o amigo que perguntou. 24 horas de Paz e serenidade através de bons hábitos e bons pensamentos. Anônimo
24 hs de Paz e Serenidade