Bate Bola Junho 2015

Destaquei em 11/2014 e 03/2015 e reitero: o futebol brasileiro segue decadente. O profissional, amador e até a arbitragem estão nivelados para baixo. O descrédito de muitos dirigentes é enorme e a nova safra (inclusive aqui pela região) é de baixa qualidade e quantidade. No amador, quando os atuais “experientes” pararem, são grandes as chances de maior queda. E o futebol de base segue sem incentivo das entidades e poder público.

Os 7 a 1 contra a Alemanha na última Copa reflete, em termos, a realidade do futebol brasileiro. Agora o destaque é o escândalo de corrupção na FIFA, onde dirigentes (até o ex-presidente da CBF) foram presos na Suíça após investigações e acusações de suspeitas de propinas.

Novamente o rio-pardense Carlos Alberto Presinoti (Betinho) foi convocado por Dunga: será o fisioterapeuta da Seleção durante a Copa América que iniciará neste 11/06 no Chile.

Matheus Ferraz assumiu a titularidade na zaga do Sport/PE no Brasileirão ao lado do experiente Durval, ex-Santos. O rio-pardense fez gol na rodada inaugural e só não está atuando pelo clube de Recife na Copa do Brasil por já ter defendido o Boa/MG na competição.

Rafael Ribeiro da Silva
Rafael Ribeiro da Silva

O volante Rafael Ribeiro da Silva assinou contrato até 2017 com o Amparo Atlético Clube. O rio-pardense desde o início de abril é titular no Campeonato Paulista Sub-17. No último 09/05, com transmissão ao vivo pela Rede Vida para todo o país, jogou contra do Palmeiras pela 5ª rodada do certame.

O rio-pardense Luís Fernando Abichabki será o treinador do São Bernardo na Copa Paulista 2015, que começará em julho. Nando foi auxiliar do técnico conterrâneo Edson Boaro no último Paulistão neste clube do Grande ABC.

Dos 5 brasileiros na Libertadores deste ano, apenas o Internacional/RS está nas semifinais. O Cruzeiro na ida venceu o River Plate na Argentina por 1 a 0 e tomou 3 a 0 no Mineirão. Mas a eliminação do Corinthians foi trágica: com elenco caro mas com salários atrasados, o Timão foi um timinho diante do humilde Guarani do Paraguai que se agigantou. O Corinthians começou 2015 achando ser um Barcelona e terminou o Paulistão e a Liberadores quase como um Íbis/PE (já foi apelidado de pior time do mundo).