Alguns cuidados na coleta e reaproveitamento da água de chuva

Depois de uma grande crise hídrica que enfrentamos em todo o nosso estado, e com a conscientização e também pela necessidade de água que sofrem milhões de famílias nos grandes centros econômicos e cidades por todo o interior de São Paulo, a busca pela coleta e reaproveitamento tem crescido exponencialmente. Alem desse crescimento que vem sendo levantado, outro grande problema no que se refere sobre a qualidade da água armazenada leva as autoridades competentes ao assunto tomar as seguintes preocupações.
Ou seja, apesar da captação da água da chuva ser simples e de fácil acesso a todos, alguns requisitos devem ser respeitados para que a qualidade da água seja segura para o seu consumo e pela saúde e bem estar de todos. Uma vez que calhas e tubos conduzem facilmente a água da chuva ate o reservatório, mas que se não tomarmos alguns cuidados podem comprometer a qualidade da água como por exemplo.
Jamais se coleta água do piso somente de lajes e telhados, mas mesmo assim devem-se tomar alguns cuidados alerta o pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) explica o pesquisador Luciano Zanella.
Outro grande problema que os pesquisadores alertam a população que tem aderido a esta idéia sustentável, é que descartem a água das primeiras chuvas devido à grande quantidade de poluentes provindo da atmosfera, e também pelas sujeiras presentes nas calhas e dutos de alimentação do reservatório.
De acordo com o IPT o calculo para o descarte para assegurar a qualidade baseia-se da seguinte forma. Deve-se descartar de um a dois litros de água para cada metro quadrado do telhado.
Fonte: www.inovacaotecnologica.com.br
Foto: www.google.com.br