Como reduzir o consumo de água

Cada dia que passa estamos nos deparando o quanto é precioso a água para o planeta, pois não é só os seres humanos que desfrutam da mesma, mas sim todo um eco sistema que depende dela.Daí a necessidade de estarmos tomando algumas medidas evitando o desperdício,e este mês estaremos trazendo algumas dicas para economia no consumo de água em nossos lares.
Na cozinha:
Não lave a louça peça a peça. Deixe de molho numa bacia com água e detergente biodegradável. Assim, haverá uma economia de água e detergente.
Quando usar a torneira, evite abri-la demais. O volume de uma torneira de cozinha é de 11 a 19 litros de água/minuto.
Instale um compressor redutor de fluxo e poderá reduzir o consumo em 50%. Existe até uma peça que se compra nas lojas tipo 1,99 que facilita o uso da torneira sem grandes desperdícios.
Na área de serviço
Procure usar a capacidade máxima de roupas da máquina de lavar.
Quando não houver roupa suficiente para encher a máquina, use o botão “meia carga”.
No banheiro
Na ducha, seja rápido, tipo 5 minutos, e desligue a água enquanto se ensaboa. A cada 20 minutos são cerca de 20 litros de água que vão para o ralo.
Se o seu chuveiro enche um balde de 5 litros em menos de 15 segundos, troque por um aparelho mais eficiente. Já existem modelos criados exatamente com este propósito.
Evite descargas desnecessárias. Usamos de 7 a 15 litros de água para descarregar 500 ml de urina. Isso é loucura.
Um truque: reduza o volume de armazenamento da caixa de descarga, colocando uma garrafa de água (de 2 litros) dentro, de forma a não interferir com o mecanismo de descarga.
Atenção!
Jamais use água para varrer as calçadas. Esta é uma questão de educação e cidadania. Se você souber de alguém fazendo isso, alerte a pessoa. Caso ela insista, denuncie.
Fonte: Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
Foto: Google