A Paz e os Jovens

Estamos próximos do carnaval, momento em que muitos jovens se divertem, mas também é uma época que os índices de violência, acidentes e venda de bebidas alcoólicas aumentam assustadoramente.

O excesso de bebidas que são vendidas de forma livre estimulam jovens a descobrir o mundo sem limites, e muitas vezes a festa acaba se tornando um pesadelo. Jovens dirigem alcoolizados, se sentem poderosos com o copo nas mãos e por qualquer motivo que ameace o seu bem –estar partem para brigas gerando ainda mais violência.

Atualmente está sendo muito discutida a violência entre jovens, qualquer coisa virou motivo para brigas e até morte e avida está se tornando cada vez mais banal. Diante de tal violência nos tornamos impotentes e ficamos assustados, mas o que fazer diante de tal realidade?

Vemos muitas vezes o quanto a violência começa dentro dos lares, onde pais e filhos se agridem com atos e palavras, e se esquecem de que a construção da paz inicia-se em casa. O jovem precisa ter a referência de um ambiente seguro que o acolhe com um diálogo sincero e leal, que o ajude a ter valores morais sérios, para que ele consiga viver nessa realidade difícil, mas seguindo os ensinamentos e exemplos que teve.

É importante que o jovem sinta confiança de abrir seus problemas para a família e ter uma ajuda para resolvê-los. A Família precisa orientar a solução dos problemas sem estimular atos de violência. A família precisa estar unida para que haja espaços de reflexão e a construção de uma rede de afeto capaz de suportar e ajudar o jovem a viver a vida com limites, responsabilidades para que ele possa trilhar um caminho mais feliz.

Que todos possam ter um Carnaval com muita diversão, evitando a violência e promovendo a PAZ.