Novas famílias

A família atualmente tem se construído de uma maneira muito diferente. Vemos grande parte das mulheres que deixam suas casas e seus filhos para encarar o mercado de trabalho para ajudar na renda familiar. E é neste cenário de muitas mudanças,que aparecem os parentes para ajudar no cuidado com os filhos.

Temos visto a grande participação dos avós na rotina de crianças e adolescentes. Na ausência dos pais, os avós assumem os cuidados e a educação de seus netos. Antes os avós eram somente figuras que representavam o afeto, agora muitos precisam ajudar os netos a cumprir lições da escola, preparar as refeições e principalmente colocar algumas regras.

Muitos pais dizem que quando os filhos vão para casa dos avós é uma loucura, pois tudo o que em casa é proibido, na casa da Vó pode. Em uma situação em que os pais precisam de ajuda, tudo precisa ser muito bem conversado entre pais, avós e netos, para que não haja problemas.

Primeiramente, os pais precisam perceber que missão os avós vão ter na vida e no cuidado com seus filhos, qual autoridade que eles irão ter para colocar os limites nos netos e ajudá- los na estruturação da moral e da ética.

Se os pais confiam em seus pais e esclarecem o motivo de precisar da ajuda dos avós e combinam como vai ser realizada essa convivência entre eles, isso pode dar certo e ser saudável, porém os pais que não deixam claro o respeito que os filhos precisam ter com os avós e como os avós devem tratar seus netos, essa convivência vai gerar uma guerra na família.

O que não podemos esquecer é que os pais continuarão sendo os pais, e avós, os avós, e esse papel nunca pode ser trocado. Os pais não podem fugir da missão de amar e educar seus filhos ou terceirizar essa responsabilidade. E avós não podem querer ser os pais de seus netos.

A educação dos filhos pode ser compartilhada de forma muito enriquecedora entre pais e avós, mas cada um com seu papel e função clara, e uma boa conversa organiza tudo isso.