Presença de Pai!

Muitos Pais acham que o papel de mãe é muito mais importante para um filho do que o deles, mas um é tão fundamental quanto o outro. O papel paterno é essencial para a organização da identidade do filho, ou seja, quem ele vai se tornar.

O papel masculino desde muito tempo sempre foi relacionado à de provedor e protetor da família, e isso ainda não mudou. O pai tem uma função de organizador da família, é a representação da lei (o que pode ou não) em casa, porém, a estrutura familiar que coloca o pai como uma lei que restringe e pune, que educa através da repressão, impondo limites de forma fria e distante, infelizmente não consegue garantir segurança para os filhos se desenvolverem. O papel do pai deve ser exercido com o amparo da autoridade que coloca a regra e a faz prevalecer sem qualquer tipo de violência. A assertividade paterna dá ao filho a proteção e o alívio da agressividade que a criança sente dentro de si.

Outro papel fundamental do pai é ajudar a mãe a dar mais autonomia para os filhos. A criança nasce extremamente dependente da mãe e isso traz muitos prazeres para mãe e filho criando uma relação de super proteção e aí se torna necessária a  entrada do pai para  permitir que a criança  construa sua própria identidade e se perceba como ser único. Através dos limites e das frustrações, vai ajudar a criança a viver a realidade da vida e achar o seu lugar no grupo.

É o pai que possibilita à criança perceber o outro como diferente e não como continuação de si mesmo, a viver os primeiros conflitos de desejos (quero, mas não posso), a estruturar a coragem de ser o que é e de afrontar, aprender a questionar, ceder ou não, e a  medir as consequências.

O pai atua como ponte entre o lar e a sociedade, oferecendo ao filho proteção, confirmação e modelos de como agir no mundo, o que vai interferir na formação da auto-confiança da criança em relação aos outros na sociedade.

O bom pai é o herói admirado, dedicado provedor, carinhoso, que dá a oportunidade à criança de se sentir bem dentro de sua família e de seu mundo.

Feliz dia dos Pais!